Terceirização: CCJ não votará projeto que prejudica trabalhador, afirma Décio Lima

CCJC-030913

Foto: Laycer Tomaz/Câmara dos Deputados

Protestos de centenas de sindicalistas das principais centrais sindicais do País inviabilizaram a realização da reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), nesta terça-feira (3). Os manifestantes queriam impedir que a comissão incluísse o projeto de lei (PL 4330/04), que regulamenta o trabalho terceirizado, na pauta de votação. Para preservar a integridade física dos parlamentares e sindicalistas, o presidente da CCJ, deputado Décio Lima (PT-SC), cancelou a reunião. “Com esse clima que está aqui, não dá para realizar sessão. Se o clima for o mesmo amanhã (quarta-feira), também, não faremos a reunião”, avisou.

Décio Lima informou também que enquanto presidir o colegiado não colocará o projeto da terceirização em votação. “Enquanto eu for presidente, não pauto esta matéria, a não ser que ela reúna uma condição de acordo com as centrais sindicais dos trabalhadores”, afirmou. O deputado acrescentou, no entanto, que cumprirá o regimento da Casa. “Caso haja requerimento com as assinaturas necessárias pedindo a inclusão da proposta na pauta, serei obrigado a fazê-lo”, explicou.

O presidente da CCJ disse ser pessoalmente contra o mérito da proposta, argumentando que ela precariza as relações de trabalho. “Não há urgência em pautar o projeto, uma vez que ele não é de interesse da população brasileira neste momento. Essa proposta não está em sintonia com a voz rouca das ruas”.

CLT – Na opinião do deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), integrante da CCJ e que já foi ministro do Trabalho e da Previdência Social no governo Lula, a terceirização da forma como está sendo proposta rasga a CLT (Consolidação da Legislação Trabalhista). “É um verdadeiro retrocesso porque autoriza a terceirização de qualquer atividade, de qualquer setor”, alertou.

Hoje, a terceirização no Brasil é regulada por uma súmula do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que só permite a terceirização para as chamadas atividades-meio (aquelas que têm a finalidade de dar suporte às atividades principais de uma empresa). Já o projeto da terceirização, de autoria do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), permite também que essa prática seja expandida às atividades-fim (a principal de uma empresa, descrita na cláusula-objeto do seu contrato social).

Os deputado Artur Bruno (PT-CE) e Vicentinho (PT-SP), também integrantes da CCJ, se posicionaram contrários à aprovação do projeto da terceirização. “É uma proposta que vai contra os rumos atuais do País, uma vez que ela precariza as relações de trabalho, enfraquece as categorias e rebaixa os salários”, afirmou Artur Bruno. Vicentinho frisou que o projeto só beneficia a classe empresarial, “que busca mais lucro  em desrespeito aos direitos dos trabalhadores,” lamentou.

Vitória – Os sindicalistas consideraram uma vitória a postura do presidente da CCJ. “Vencemos hoje, mas vamos continuar vigilantes para não permitir a votação desse projeto”, afirmou o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas. Ele acrescentou que a proposta das centrais é a de que esse projeto seja arquivado. “Ele é nocivo para a classe trabalhadora e para o  Brasil. Somos totalmente contrários  à redação que vem sendo elaborada para o projeto”, afirmou. Ele disse também que não houve avanço nas negociações com empresários, trabalhadores e parlamentares, medidas pelo governo federal.

Estima-se que haja no Brasil, atualmente, cerca de 12 milhões de pessoas em regime de trabalho terceirizado. A expectativa da central é a de que, com a possível aprovação do PL, esse número suba para 33 milhões. “Com a ampliação da terceirização para todas as atividades, as empresa vão demitir empregados regularmente contratados para substituí-los por trabalhadores terceirizados, com menores salários”, alertou Vagner Freitas. “Os empresários querem baixar o custo com a mão de obra e precarizar as relações de trabalho”, disse.

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100