Deputados e deputadas da Bancada do PT na Câmara dos Deputados defenderam em postagens no Twitter, a suspensão imediata do recesso parlamentar e a convocação extraordinária do Congresso Nacional (Câmara e Senado) para debater o caos na saúde no Amazonas, principalmente em Manaus, e votar propostas para amenizar a situação da pandemia da Covid-19 que se agrava em todo o País.
Os petistas querem a discussão de medidas para garantir a normalização do fornecimento de oxigênio e insumos para os hospitais do Amazonas. Eles ainda defendem a votação de propostas para acelerar a disponibilização de vacinas ao povo brasileiro, além da responsabilização de Bolsonaro e do ministro da Saúde – general Eduardo Pazuello – pelo caos sanitário na cidade de Manaus e o recrudescimento da pandemia no País, por meio da instauração de um processo de impeachment.
Leia abaixo as mensagens dos parlamentares petistas:
Deputada Gleisi Hoffmann (PR), presidenta nacional do PT – “Bora fazer auto convocação presidente Rodrigo Maia, todos pressionando Davi Alcolumbre. Temos de suspender o recesso. Socorrer o Amazonas, garantir vacinação e aprovar renda emergencial. Intervenção com Bolsonaro e Pazuello é pesadelo! Temos de obrigar a garantia dos recursos”.
Deputado Carlos Zarattini (SP), Líder da Minoria no Congresso – “O Congresso tem que ser convocado pra que alguma providência seja tomada. Bolsonaro e Pazzuelo vivem no mundo da cloroquina!”.
Deputado Helder Salomão (ES), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara – “É urgente que o Congresso Nacional retome suas atividades. O país enfrenta uma grave crise sanitária e, diante da omissão e da incompetência do governo federal, precisamos nos unir e trabalhar muito em favor dos brasileiros”.
Deputado Rogério Correia (MG) – “Toda solidariedade ao nosso povo do Amazonas e pela convocação imediata do Congresso para garantir socorro ao nosso povo, vacinação e debater o impeachment”.
Deputado Paulo Pimenta (RS) – “Congresso precisa imediatamente ser convocado. Gravidade do momento exige ação e responsabilidade. Inação do governo é criminosa. Além da falta de definição sobre vacinação e seringas, situação de Manaus impõe medidas para que Brasil volte a ter governo. Fora milicianos genocidas”.
Deputado Bohn Gass (RS) – “Vamos trabalhar! Defendo a volta imediata de deputados e senadores. Crises da Covid e da fome não têm recesso! Temos de votar auxílio emergencial e exigir vacina p/ todo mundo, já! Destruir a mentira do governo de que não há recursos. Há, sim! Se Bolsonaro não faz, façamos nós!”.
Deputado Rubens Otoni (GO) – “É necessário que o Congresso Nacional tome iniciativas, pois o Executivo não governa. O Brasil precisa de um plano efetivo de vacinação, necessita do Auxílio Emergencial e muito mais. A reabertura do Congresso precisa acontecer urgente”.
Deputado Paulo Teixeira (SP) – “Defendo que os presidentes Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre convoquem sessões da Câmara e do Senado para tratar de Manaus, da vacina, da renovação do auxílio emergencial, da renovação dos benefícios da MP 939 para o comércio e da necessária renovação do estado de calamidade”.
Deputado Zeca Dirceu (PR) – “Nós estamos solicitando ao presidente do Congresso, Davi Alcolumbre que suspenda o recesso parlamentar, nesse momento de caos. Nós temos leis para votar, inclusive uma que trata da vacina e também criar ações para obrigar Bolsonaro a fazer seu dever no enfretamento à pandemia”.
Deputado José Ricardo (AM) – “Estou enviando ao presidente do Congresso,
@davialcolumbre, um ofício para solicitando a convocação extraordinária do Congresso Nacional para deliberar sobre a situação da saúde público do Brasil. Não podemos mais admitir o recesso de 15 dias nesse momento no Amazonas.”
Héber Carvalho