Crime no Carrefour: Parlamentares cobram medidas céleres de combate ao racismo e Justiça por João Alberto

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanha a investigação da morte de João Alberto, assassinado em uma unidade do supermercado Carrefour em Porto Alegre, se reuniu, na tarde desta terça-feira (1), com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e com o setor de Justiça e Segurança do governo gaúcho.

Durante a audiência, Eduardo Leite admitiu que o assassinato de João Alberto foi uma demonstração nítida do racismo que ainda existe no País.

Para a deputada Maria do Rosário (PT-RS), uma das integrantes da comissão, é satisfatório que o governo reconheça que não houve negacionismo do racismo, segundo ela “uma posição contrária à do governo federal que vem negando a sua existência, mas que havia necessidade de tomar medidas concretas”.

A parlamentar enfatizou ainda que apesar da perda, a família de Joao Alberto disse hoje acreditar na Justiça. “Isso significa, governador, que nós devemos justiça a esta família. Espera-se isso com o cumprimento do devido processo legal, esta investigação deve ser célere”, pediu.

Maria do Rosário sugeriu ainda a criação de uma comissão de trabalho para implementar a legislação sobre educação com perspectiva de igualdade racial; e apoio para aprimorar a fiscalização e controle sobre empresas prestadoras de segurança privada.

“Hoje sabemos ainda que há empresas atuando na ilegalidade sob a guarda de CNPJs legais. E são nessas que profissionais da Brigada Militar estão atuando. Esperamos do governo estadual medidas concretas neste sentido”, cobrou.

De acordo com o deputado Vicentinho (PT-SP), o governador e sua equipe de segurança informaram que três pessoas já foram presas e outras quinze estão com prisões decretadas, o que deve ocorrer nos próximos dias. “Nós conversamos  e cobramos, e eles  assumiram o compromisso de fazer o trabalho o mais preciso possível”, disse Vicentinho.

Justiça

Para a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) é preciso fortalecer o movimento contra o racismo estrutural para que não haja mais mortes como a de João Alberto. “Nós precisamos, senhor governador, fortalecer esses movimentos, porque se não houver apoio vai ser mais um negro que morreu”.

Ela ainda destacou que o judiciário brasileiro precisa fazer justiça. “Nós não queremos falar só dessa família, nós queremos falar das outras famílias. Porque o que nós aprendemos hoje de manhã com essa família é que eles querem justiça. Ainda creem nessa Justiça e querem contribuir para que isso não venha a acontecer com nenhuma outra pessoa”.

Além das deputadas Maria do Rosário e Benedita da Silva, a comissão é composta pelos deputados Vicentinho (PT-SP), Damião Feliciano (PDT-PB), que coordena a comissão, Bira do Pindaré (PSB-MA) e Orlando Silva (PCdoB-SP), e pelas deputadas Áurea Carolina (PSOL-MG) e Silvia Cristina (PDT-RO).

Veja o vídeo gravado pela deputada Maria do Rosário:

Leia mais: Justiça por João Alberto: Comissão externa da Câmara se reúne com a família de vítima

https://ptnacamara.org.br/portal/2020/12/01/justica-por-joao-alberto-comissao-externa-da-camara-se-reune-com-a-familia-de-vitima/

Lorena Vale com Assessoria de Comunicação

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo