Home Portal Notícias Justiça por João Alberto: Comissão externa da Câmara se reúne com a família de vítima

Justiça por João Alberto: Comissão externa da Câmara se reúne com a família de vítima

6 min read
0

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanha a investigação da morte de João Alberto, assassinado em uma unidade do supermercado Carrefour em Porto Alegre, se reuniu, na manhã desta terça-feira (1), com a família da vítima para o processo de escuta. Além de ouvir os familiares de João Alberto e movimentos sociais, a Comissão ainda se reunirá com o governador Eduardo Leite e equipe de governo na parte da tarde.

Em tom emocionado, João Batista, pai da vítima, relatou para a comissão a dor de perder o filho. Ao descrever a cena do crime disse: “não desejo esta dor que sinto a nenhuma pessoa. Estou mais refeito, mas aguardo a justiça”, ponderou.

Para a deputada Maria do Rosário (PT-RS), a comissão trabalha no sentido de garantir que não exista impunidade, mas segundo ela, o principal trabalho da comissão é analisar a legislação brasileira e propor um pacote de projetos de lei que garantam o enfrentamento ao racismo estrutural.

“São depoimentos muito emocionantes e fortes de um pai que representa nessa hora todos os pais e mães que têm seus filhos mortos pela violência racista. Temos um dia muito desafiador ao racismo estrutural no Brasil”, afirmou a parlamentar.

Para a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), absolutamente nada justifica a morte de João Alberto nas circunstâncias em que ocorreu. A deputada lembrou ainda que casos como esse ocorrem no Brasil inteiro, e que segundo ela, fazem parte da mesma história. “Nós não conseguiríamos trazer a vida de João Alberto de volta, mas eu tenho certeza de que o sangue dele e de todos os outros não terá sido em vão”, ressaltou.

Foto: Lucas Leffa

Movimentos Sociais

Após o encontro com os pais de João Alberto, os parlamentares ouviram representantes dos movimentos sociais e a bancada de vereadoras e vereadores negros eleitos em Porto Alegre.

O deputado Vicentinho (PT-SP) garantiu que levará ao Parlamento todas as propostas apresentadas para que sejam construídos projetos de lei de enfrentamento ao racismo estrutural presente no País. “Evidentemente que não basta somente nós lá na Câmara, é preciso que haja uma grande mobilização em defesa e no apoio aos projetos que forem apresentados, mas também as lutas comunitárias que vocês estão fazendo”, destacou.

Foto: Lucas Leffa

Além dos parlamentares da Bancada do PT na Câmara Maria do Rosário, Benedita da Silva e Vicentinho, a comissão é composta ainda pelos deputados Damião Feliciano (PDT-PB), que coordena a comissão, Bira do Pindaré (PSB-MA), Orlando Silva (PCdoB-SP), e pelas deputadas Áurea Carolina (PSOL-MG) e Silvia Cristina (PDT-RO).

Durante o dia, uma série de reuniões com movimentos sociais e com o governador Eduardo Leite, além de membros do Executivo e Judiciário, estão previstas na agenda. As reuniões acontecerão respeitando todas as normas sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19.

Foto: Lucas Leffa

 

Veja o vídeo da reunião com movimentos sociais:

https://www.facebook.com/ptnacamara/videos/679544622758754

 

Lorena Vale com Assessoria de Comunicação

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Núcleo do PT entregará carta aos candidatos à Presidência da Câmara com propostas à educação

O Núcleo de Educação do PT no Congresso Nacional, juntamente com a Frente Parlamentar em D…