Câmara instala Comissão Externa de Investigação das queimadas no País; primeira diligência será no Pantanal

A Câmara dos Deputados instalou nesta quinta-feira (17), Comissão Externa para Acompanhamento e Investigação das queimadas em biomas brasileiros. A criação do colegiado atende a requerimento da deputada federal Professora Rosa Neide (PT), que foi indicada como coordenadora da comissão. Como primeira ação, parlamentares federais irão a Mato Grosso para diligência in loco no Pantanal, na região da estrada parque Transpantaneira, em Poconé.

A comissão conta com participação de 19 deputados e deputadas, muitos deles compõe a Frente Parlamentar Ambientalista. Na diligência ao Pantanal, já está confirmada a presença da coordenadora do colegiado, Professora Rosa Neide e do presidente da frente, deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP).

Os deputados federais Nilto Tatto (PT-SP), Paulo Teixeira (PT-SP) e Professor Israel Batista (PV-DF) também participarão da visita ao bioma. Eles deverão desembarcar em Cuiabá na sexta-feira (18). No sábado (19), juntamente com senadores (as), deputados estaduais e jornalistas embarcarão para a Transpantaneira.
Em audiência pública virtual realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, nesta quinta-feira à tarde, a deputada Rosa Neide destacou que com a diligência, “os parlamentares poderão observar a situação do bioma, ouvir os moradores, as comunidades locais, bem como colher subsídios que embasarão o relatório técnico da comissão. Nosso objetivo é cobrar do poder executivo ação imediata no combate ao fogo, mas também propor o aprimoramento da legislação ambiental referente ao Pantanal”, disse.

O deputado Nilto Tatto também participou da audiência e destacou que na visita ao Pantanal, os parlamentares federais pretendem denunciar ao mundo o descaso com que o governo federal vem tratando o bioma, que sofre em 2020 as maiores queimadas de sua história.

“Pela iniciativa da deputada Rosa Neide que apresentou requerimento para criação da Comissão Externa e do deputado estadual Valdir Barranco (PT), nós que compomos a Frente Ambientalista da Câmara nos reunimos virtualmente na última segunda-feira (14) e decidimos fazer essa diligência. Iremos ao Pantanal para apontar o dedo para os responsáveis. Não tem cabimente esse fogo ser combatido somente pelos bombeiros de Mato Grosso e por voluntários. Cadê as Forças Armadas? O Congresso Nacional fará sua parte no aprimoramento da legislação, mas responsabilizará o governo federal por sua política anti-ambiental”, denunciou Tatto.

Além do requerimento para criação da Comissão Externa, a deputada Rosa Neide apresentou na segunda-feira (14), Indicação em que cobra do governo federal recursos, equipamentos e o emprego imediato do exército no combate aos incêndios nos biomas brasileiros, em especial no Pantanal. A petista também apresentou requerimento pedindo informações do Ministério do Meio Ambiente, sobre quais ações a Pasta tem implementado para enfrentar as queimadas no País.

A movimentação na Câmara dos Deputados e no Senado, que também instalou nesta semana uma Comissão Externa para acompanhar a situação dos incêndios no País, fez com que o ministro do Meio Ambiente se pronunciasse. Ricardo Salles admitiu, na terça-feira (16), que o incêndio no Pantanal tomou “proporção gigantesca”.
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Mato Grosso já registrou, este ano, em seus três biomas: Amazônia, Cerrado e Pantanal mais de 32 mil focos de calor – é o maior número em 10 anos – e 36% a mais que em 2019.

O Inpe registrou até o dia 13 de setembro, 14.764 pontos de queimadas somente no Pantanal. O número de focos de calor no bioma até o momento, é o maior dos últimos 22 anos. Quase 20% do território pantaneiro já foi varrido pelo fogo e as chamas continuam fora de controle.

Confira abaixo a programação da Diligência in loco no Pantanal:

Sábado, 19 de setembro de 2020

7h – Saída de carro de Cuiabá em direção a Poconé.

8h30 -Visita ao Posto Fiscal e espaço de acolhimento dos animais, no início da estrada parque Transpantaneira.

10h30 – Chegada ao Hotel Mato Grosso Pixaim. Reunião com representantes de proprietários de fazendas e pousadas.

14h – Sobrevoo pelas regiões afetadas pelas queimadas.

15h30 – Chegada a Porto Cercado (Sesc Pantanal).

16h – Reunião com as equipes de brigadistas que estão atuando no combate às chamas.

18h – Retorno para Cuiabá. Comitiva de senadores.

Domingo, 20 de setembro de 2020

9h – Reunião dos deputados (as), na cidade de Poconé, com lideranças locais de trabalhadores rurais e urbanos, povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.

11h – Deslocamento para Cuiabá.

14h às 15h30 – Recepção de estudos, documentos e projetos de pesquisas: Observa MT, Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Programa Humedales Sin Fronteiras e Projeto PELD-Pantanal.

16h – Encerramento da diligência e retorno.

 

Assessoria Parlamentar

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100