MP 979: Oposição protocola no STF mandado de segurança contra ataque de Bolsonaro às universidades  

Um grupo de parlamentares da oposição- entre eles onze da Bancada do PT no Congresso Nacional – protocolou hoje (11) mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Medida Provisória (MP) 979.  Os parlamentares  pedem a concessão de liminar, para suspensão e anulação da Medida Provisória face a sua “inquestionável violação ao devido processo legislativo constitucional”.

A MP autoriza o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a escolher reitores temporários para as universidades federais e institutos federais durante a pandemia de coronavírus, sem qualquer consulta à comunidade acadêmica, afrontando a autonomia universitária e a Constituição Federal.

Fascistas

“Parlamentares da oposição e as frentes em defesa das universidades federais e dos institutos federais têm trabalhado conjuntamente para derrubar mais um ato arbitrário, antidemocrático e inconstitucional do governo Bolsonaro. As instituições precisam reagir a mais uma ação fascista do governo”, declarou a deputada Margarida Salomão (PT-MG), uma das signatárias da ação.

O mandado de segurança se baseia no fato de que a MP é inconstitucional por dois motivos. O artigo 62, § 10 da Constituição Federal, determina que “É vedada a reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo”. Em dezembro de 2019, Bolsonaro editou a MP 914 que também retirava autonomia das comunidades acadêmicas. A MP 914 caducou, recentemente, sem ter sido apreciada pelo Congresso.

O outro motivo é que a MP 979 viola o Art. 207 da Constituição Federal. “As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”. Ou seja, não cabe ao Executivo decidir, de forma unilateral, sobre a nomeação dos dirigentes de universidades federais e institutos federais.

Do PT, além do líder na Câmara, Enio Verri (PR), assinam as deputadas Natália Bonavides (RN),  Margarida Salomão, Maria do Rosário (RS) e Professora Rosa Neide (MT), os deputados  Carlos Zarattini (SP), José Guimarães (PT-CE),  Pedro Uczai (SC), Rogério Correia (MG) e Valdenor Pereira (BA). O senador Jean-Paul Prates (PT-RN) também assina a ação.

 

Redação PT na Câmara com assessoria parlamentar 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100