O deputado Luiz Couto (PT-PB), participou nesta terça-feira (28), de audiência pública, realizada pela CPI do Tráfico de Pessoas. A audiência teve o objetivo de ouvir o Delegado de Polícia Federal, Dennis Cali – Chefe do Serviço de Repressão ao Trabalho Escravo e responsável pela chamada operação Liberdade, deflagrada na capital federal no último dia 15.
A operação desarticulou uma quadrilha de tráfico internacional que trazia pessoas de Bangladesh, Afeganistão e Paquistão para trabalhar em situação análoga à escravidão no Distrito Federal. Durante a operação, a polícia encontrou 80 homens vivendo em seis residências em situação de higiene precária na cidade satélite de Samambaia, após realizar buscas nas residências dos investigados e nos alojamentos onde estão os estrangeiros.
O delegado responsável pela operação fez uma síntese da operação em público e outras informações do delegado foram tomadas em caráter sigiloso, somente com a presença dos deputados membros, pois a Policia Federal informou que a investigação ainda esta em curso.
Na oportunidade, Luiz Couto indagou ao delegado sobre os donos das casas que os trabalhadores explorados moravam. O delegado respondeu que as casas pertenciam a um grupo de suspeitos que traziam os trabalhadores.
Assessoria Parlamentar