Zé Carlos apresenta emendas para aperfeiçoar MP que altera regras trabalhistas

O deputado Zé Carlos (PT-MA) apresentou, no Congresso Nacional, 19 emendas à medida provisória 927 (MP 927), todas elas sugeridas e trabalhadas pela CUT nacional.

A MP foi editada pelo presidente Bolsonaro no último dia 22, com a intenção, segundo o governo, de ajudar a manter os empregos neste momento de crise do coronavírus.

Para Zé Carlos, no entanto, a MP é ruim e até mesmo cruel com os empregados, “só enxergando o lado do empregador”.

Conforme o deputado, “o próprio governo, depois de grande pressão por parte de todos os setores da sociedade, retirou a maior das maldades que essa MP trazia, como a suspensão do contrato do trabalhador por quatro meses, sem o pagamento de qualquer salário. Mesmo assim, outras ações que ainda são permitidas ao empregador, continuam prejudiciais aos trabalhadores”.

Uma das críticas do deputado às medidas que ainda são permitidas, refere-se ao parágrafo único do artigo 1º da MP. Esse dispositivo considera a pandemia do coronavírus, para fins trabalhistas, como “força maior”, o que permite às empresas a redução de salários.

Outra medida criticada por Zé Carlos – e que foi objeto de uma de suas emendas – refere-se à total exclusão dos sindicatos nas negociações individuais e coletivas para garantir a permanência do vínculo empregatício. “Esses acordos livres entre patrão e empregado, sem qualquer supervisão dos sindicatos trabalhistas, são um verdadeiro embate entre Davi e Golias. O trabalhador, que é sempre o lado mais frágil nessa relação, será sem dúvida nenhuma prejudicado”, destacou o parlamentar.

Assessoria de Comunicação

Foto: Gustavo Bezerra

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo