Indicação de “Democracia em vertigem” ao Oscar expõe golpe contra Dilma para o mundo, avaliam petistas

O filme brasileiro “Democracia em Vertigem” foi indicado ao Oscar 2020 na categoria Melhor Documentário. A lista completa das indicações foi divulgada nesta segunda-feira (13) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O filme dirigido por Petra Costa mostra os meandros do golpe de 2016 que culminou com o impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT).

A obra, que também é narrada pela diretora, concorre com mais quatro indicados: “American factory”,”The cave”, “For Sama” e “Honeyland”. A entrega da estatueta ocorrerá no dia 9 de fevereiro.

Repercussão

Parlamentares do Partido dos Trabalhadores na Câmara receberam a notícia com euforia. O líder da Bancada do PT, deputado Paulo Pimenta (PT-RS) parabenizou a cineasta e toda sua equipe pela indicação ao Oscar na categoria de melhor documentário, e ironizou: “vai ser curioso ver a mídia brasileira tratar disso”, disse Pimenta pelo Twitter.

“Democracia em Vertigem” na avaliação do líder petista “mostra o contexto que permitiu a vitória de Bolsonaro em 2018, a ascensão à presidência de um chefe de milícia associado a um juiz corrupto e a procuradores capazes de tudo por fama, dinheiro e poder”. Para ele, a indicação “desse filme ao Oscar leva isso ao mundo”.

A presidenta Nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) e a maioria dos parlamentares que se pronunciaram em suas contas no Twitter, à época, viveram e atuaram no Congresso Nacional contra o golpe parlamentar que maculou a democracia brasileira. Para a deputada, com o documentário, o mundo vai conhecer a partir da narrativa de Petra Costa, a página infeliz da história recente do Brasil.

“Recebemos com alegria a notícia de que Democracia em Vertigem está entre os filmes indicados ao Oscar. O golpe contra Dilma e a democracia no Brasil vem sendo denunciado ao mundo e agora amplia horizontes. Parabéns”, celebrou Gleisi.

O deputado Enio Verri (PT-PR) também se pronunciou pelo Twitter: “Democracia em Vertigem, dirigido por Petra Costa e distribuído pela Netflix Brasil, foi indicado ao Oscar 2020 de melhor documentário. Democracia em Vertigem tem a qualidade de ser um resumo dos principais acontecimentos políticos do Brasil nos últimos anos”, avalia Verri, que assumirá a liderança da bancada petista na primeira semana de fevereiro.

Para a deputada Erika Kokay (PT-DF) “Democracia em Vertigem” que, de acordo com a parlamentar, conta os bastidores do golpe contra Dilma e a democracia “é um importante retrato histórico do Brasil contemporâneo. Estamos na torcida”.

A deputada Margarida Salomão (PT-MG) classificou o filme como um “excelente trabalho” e a indicação, segundo ela, foi o “reconhecimento merecido”.

Os deputados Carlos Veras (PT-PE), Paulo Teixeira (PT-SP), Henrique Fontana (PT-RS), Padre João (PT-MG), Assis Carvalho (PT-PI), Waldenor Pereira (PT-BA), Nilto Tatto (PT-SP), Helder Salomão (PT-ES), Marília Arraes (PT-PE), também parabenizaram Petra Costa pela indicação de melhor documentário. Confira abaixo:

Benildes Rodrigues com Agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo