Petistas e entidades se mobilizam em defesa de um Fundeb permanente

27 de novembro é o Dia Nacional de Mobilização pelo novo Fundeb. Os movimentos sociais, entidades ligadas à educação e parlamentares petistas estão juntos na luta pelo novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e pela valorização dos Profissionais de Educação. Ato no Salão Verde da Câmara Federal ocorreu na tarde desta quarta-feira (27).

“O Núcleo de Educação do Partido dos Trabalhadores no Congresso Nacional tem priorizado o debate a respeito da aprovação da permanência da manutenção do Fundeb. Sem o Fundeb não haverá educação pública de qualidade em nosso País. Estamos em defesa dessa PEC [proposta de emenda à Constituição] que é fundamental para respondermos a essas afrontas e ataques do governo Bolsonaro, defendendo a educação pública, gratuita e de qualidade em nosso País”, afirmou o deputado Waldenor Pereira (PT-BA).

Waldenor denunciou que o governo de Jair Bolsonaro tornou a educação o seu principal alvo. “Esse governo, com essa política extremamente reacionária e conservadora, tomou como alvo principal de seus ataques a educação pública do País. São inúmeras as iniciativas adotadas pelo governo Bolsonaro que ataca, que agride, que ameaça a educação pública do Brasil, como o Future-se, Escola Sem Partido, cortes e contingenciamentos, que ameaçam frontalmente a educação pública brasileira”, lamentou.

Qualidade na educação

A professora Rosa Neide (PT-MT) afirmou que o Fundeb é um dos mecanismos que mais promove a equidade no país. “O verdadeiro pacto federativo deve se dar pela maior e melhor distribuição das riquezas nacionais entre os entes federados e a população, com garantia de melhor atendimento das políticas públicas à sociedade. E o Fundeb é um dos mecanismos que mais promove a equidade e a qualidade na educação”, destacou.

Para o deputado José Guimarães (PT-CE), o Fundeb deve ser uma pauta de todos que lutam pela educação no Brasil. “Nós precisamos do Fundeb, o Brasil precisa do Fundeb. O Brasil precisa se unir, para quem defende a educação pública essa é a causa”.

“Proporcionar educação pública e de qualidade é dever do Estado. É Direito dos cidadãos”, escreveu o deputado Célio Moura (PT-TO) em suas redes sociais.

Parlamentares da Bancada do PT participaram do ato em defesa da proposta de emenda à Constituição (PEC 15/2015) que torna o Fundeb instrumento permanente de financiamento da educação básica pública.

Lorena Vale

Atualizada às 19h20

 

Veja como foi o ato na Câmara Federal:

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo