Diligência da CDHM ao Amapá contesta laudo oficial e pede mais investigações sobre morte de líder indígena

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara, presidida pelo deputado Helder Salomão (PT-ES), fez uma diligência ao Amapá, na sexta (16) e sábado (17), para apurar em qual situação aconteceu a morte do líder indígena Emyra Waiãpi. Os parlamentares Camilo Capiberibe (PSB-AP) e Joênia Wapichana (Rede-RR), integrantes da CDHM, conduziram os trabalhos.

O cacique foi encontrado morto no dia 27 de junho. Nenhum indígena testemunhou a morte de Emyra. Porém, segundo relatos de moradores da aldeia Yvytotô, garimpeiros estavam acampados no interior da reserva e teriam invadido a aldeia e ameaçado os indígenas, que fugiram para outras áreas da região. Já a Polícia Federal apresentou laudo preliminar que indica que a morte do líder indígena foi por afogamento.

Na sexta, a diligência visitou a aldeia Aramirã, no território indígena Waiãpi, no município de Pedra Branca do Amapari. No mesmo local estiveram reunidos com líderes de 93 comunidades Waiãpis, e representantes da Defensoria Pública da União e Ministério Público Federal. No sábado, houve uma reunião com a Polícia Federal do Amapá e um debate com lideranças e movimentos sociais no Museu Sacaca, em Macapá. No encontro, os parlamentares ouviram a versão dos indígenas sobre a morte do cacique Emyra e a suposta invasão de garimpeiros.

A posição contrária ao laudo apresentado pela polícia, se baseia em um vídeo feito pelos indígenas logo após o corpo de Emyra ter sido encontrado. O registro mostra cortes no rosto, cabeça e região genital do cacique. A comitiva da CDHM teve acesso ao vídeo que ainda não foi divulgado oficialmente.

A CDHM questiona as conclusões da Polícia Federal e recomenda o aprofundamento das investigações, porque o que se tem até agora não é suficiente para chegar às verdadeiras causas. “Também constatamos que houve invasão, sim, das terras Waiãpi, o que deixa os indígenas em situação de vulnerabilidade. Queremos que as medidas de segurança na área sejam ampliadas. Precisamos avançar para acabar com todas as dúvidas sobre a morte do cacique”, defendeu Capiberibe.

Para Joênia Wapichana “ainda é preciso que seja esclarecido todo o caso para evitar qualquer tipo de dúvida sobre o trabalho investigativo, inclusive porque não foi feita uma perícia do local onde o corpo foi encontrado e o vídeo mostra que o corpo sofreu violência”, aponta a deputada.

Perícia e exumação

A perícia, realizada por dois médicos legistas Polícia Técnico-Científica (Politec) do Amapá, no dia 2 de agosto, indica que não houve “lesões de origem traumática” e nem “sulcos evidenciáveis de enforcamento” no pescoço do indígena. Ainda afirma que a lesão na cabeça da vítima foi considerada pelos médicos como superficial pois “não atingiu planos profundos, e que não houve fraturas”.

O corpo do indígena foi exumado com autorização da família e de outros líderes, respeitando as tradições. O trabalho foi acompanhado por servidores da Funai, agentes da Polícia Federal, Polícia Civil e Politec.

A Polícia Federal aguarda o resultado do laudo toxicológico complementar, que examina onde é examinado o que foi coletado dos órgãos internos de Emyra. As amostras estão sendo analisadas no Laboratório de Toxicologia Forense, com previsão de entrega em 30 dias.

A exumação foi acompanhada por servidores da Funai. Ao todo, 27 pessoas participaram do trabalho, entre agentes da PF, Polícia Civil e Politec.

Ministério Público

A Procuradoria do Ministério Público Federal (MPF) no Estado instaurou uma investigação criminal para apurar a morte do indígena. Os procuradores pediram à PF informações a respeito das denúncias de invasão da terra indígena e sobre as providências já adotadas para evitar o possível agravamento do conflito.

Assessoria da CDHM

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo