Alexandre Padilha propõe projeto de lei para Governo Aberto e Transparente

O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) protocolou o projeto de lei (PL 896/19) – “Governo Aberto e Transparente” – que fortalece e altera os artigos 2º e 5º da Lei 12.813, de 16 de maio de 2013, que trata do conflito de interesses no exercício de cargo ou emprego do Poder Executivo Federal. A proposta inclui o presidente e o vice-presidente da República no rol das autoridades submetidas, responsabiliza o agente público que se recusar a informar as agendas oficiais e extraoficiais e também a respeito do ingresso de qualquer pessoa na repartição pública na qual esteja vinculado.

A proposta foi protocolada no mesmo dia em que o Governo Bolsonaro sofreu a primeira derrota no plenário da Câmara, com a derrubada do texto que alterava regras da Lei de Acesso à Informação, criada no governo da presidenta Dilma Rousseff, e que foi apresentada em janeiro pelo vice-presidente.

“A ocupação do cargo público exige transparência, prestação de contas e publicidade total a sociedade. A postura de representantes do atual governo em conduzir temas relevantes de maneira inadequada aos respectivos cargos e funções é desrespeitadora. Escândalos na família do Presidente e a falta de transparência são as principais marcas desse governo que tem a intenção clara de ocultar dos cidadãos informações que são garantidas por lei. Por isso o fortalecimento da lei, para que todo agente público preste informações de todas as suas ações”, explica Padilha.

A proposta foi inspirada na experiência reconhecida internacionalmente e aplicada na gestão do prefeito Fernando Haddad na Prefeitura de São Paulo. Criada por decreto com intuito de garantir um governo aberto, a “São Paulo Aberta” certifica o compromisso com a transparência de informações, prestação de contas, participação da sociedade e o incentivo à tecnologia e inovação.

Ao ser aprovado o texto da proposta, as autoridades que se negarem a prestar informações de suas atividades, responderão por improbidade administrativa. “A medida é fundamental para a garantia da transparência, acesso à informação, e a divulgação dos atos e ações do gestor público, assim como oferece maior participação cidadã e controle nos atos da administração pública”, explica Padilha.

 

Confira o texto do projeto de lei na íntegra: https://goo.gl/5ccmJ6

 

Assessoria de Comunicação

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo