Referência no debate dos grandes temas educacionais, o Núcleo de Educação da Liderança do PT na Câmara retoma os trabalhos nesta Legislatura com a tarefa de enfrentar a agenda conservadora e nefasta imposta pelo novo governo à educação pública brasileira. A primeira reunião de rearticulação do Núcleo, que ocorreu nesta terça-feira (19), foi de iniciativa dos deputados Waldenor Pereira (PT-BA) e Pedro Uczai (PT-SC).
“A conjuntura política nacional nos impõe muitos desafios, especialmente a respeito da educação brasileira. A pauta reacionária imposta pelo novo governo vai nos exigir muito conhecimento, preparo para fazer a disputa e o enfrentamento dentro Congresso Nacional”, antecipou Waldenor.
O deputado lembrou que o núcleo já cumpriu papel de grande relevância na construção de várias políticas públicas educacionais. Ele destacou entre outras, a construção do Plano Nacional de Educação (PNE), do Piso Nacional do Magistério, e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
“Portanto, a rearticulação, a reinstalação do Núcleo de Educação se revela da maior significação para que possamos, neste espaço, fazer o debate, apreciar as proposições em tramitação no Congresso Nacional e, mais do que isso, fazer a resistência democrática contra essa pauta conservadora que está sendo gestada e imposta por esse governo fascista que ascendeu ao poder”, observou Waldenor Pereira.
Governos Lula e Dilma
Para o deputado Pedro Uczai a retirada de direito do povo brasileiro tem várias vertentes, e a educação é uma delas. Ele lembrou que recentemente o ministro da Educação do governo Bolsonaro chocou a população brasileira ao dizer que universidade “não é para todos, mas somente para algumas pessoas”. Declaração que, para Uczai, vai na contramão do acesso e universalização do ensino superior que vinha se construindo no Brasil, nos governos Lula e Dilma.
“Por isso, o Núcleo de Educação do Partido dos Trabalhadores vai ser o centro da resistência, da denúncia, fiscalização, proposição e alternativa ao que está colocado por esse governo à educação pública brasileira”, anunciou Uczai.
Ele disse ainda que a educação será um dos temas prioritários da bancada petista no Congresso Nacional. “Defender a educação e o Brasil como Nação é a possibilidade de deixar uma herança aos filhos desta Pátria”, poetizou o deputado.
Também participaram do encontro os parlamentares, Margarida Salomão (PT-MG), Frei Anastácio (PT-PB), Professora Rosa Neide (PT-MT), Natália Bonavides (PT-RN), Reginaldo Lopes (PT-MG) e Rogério Correia (PT-MG)
Benildes Rodrigues