Gleisi e Guimarães criticam postura de Bolsonaro e Trump de apoio à intervenção na Venezuela

A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, criticou o posicionamento de Bolsonaro e Trump em reconhecer o líder da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, como presidente interino do país. Para ela, Nicolás Maduro foi eleito de forma democrática, em um processo eleitoral legítimo, e a decisão dos governos dos EUA e Brasil podem criar um efeito de instabilidade em toda a América Latina, segundo noticiou O Globo.

Gleisi afirmou que essa “não é a forma de resolver conflitos. Qual é a legitimidade de um presidente norte-americano para reconhecer um presidente de outro país, sendo que esse país passou por um processo eleitoral? Critique-se ou não, o processo foi feito dentro das regras constitucionais da Venezuela. E lá, o voto é facultativo e teve candidatura de oposição”.

Ela também relembrou que o ex-presidente Lula sempre utilizava o diálogo para resolver os conflitos. “Eu lembro que o Lula fazia muito isso. Todo dia que tinha crise na Venezuela, a oposição venezuelana também o procurava para ajudar na mediação, no estabelecimento de relacionamento. Depois de 2015, nós não tivemos mais nenhuma mediação com a Venezuela. Ou seja, o chanceler brasileiro não sentou mais. Por que eu estou falando do Brasil? Porque o Brasil é o maior país que temos na América Latina. Então, tem peso político e econômico. O Brasil tinha de chamar as partes para conversar, para ver como poderiam chegar a um consenso”.

Para ela, o interesse do governo dos EUA em se opor a Maduro é apenas por interesse na reserva de Petróleo do país, que é a maior do mundo. “Só tem um entendimento: a força do petróleo venezuelano que está fazendo isso. Ou seja, os americanos têm interesse no país que é a maior reserva de petróleo do mundo”.

“Imagina se a moda pega? Vamos ter o presidente dos Estados Unidos, do Brasil, de outros países interferindo na soberania dos países? É mais grave ainda o governo brasileiro se posicionar favorável, porque pode levar a uma intervenção com a força bruta. O presidente Bolsonaro vai enviar tropas brasileiras para Venezuela? Com que dinheiro? Colocando em risco a vida dos brasileiros?”, contestou.

O líder da Oposição na Câmara, deputado federal José Guimarães (PT-CE), em sua conta no Twitter, também condenou a tentativa de golpe na Venezuela. “Intervenção nunca foi, nem nunca será solução para os conflitos internos de qualquer país. O que o governo brasileiro está fazendo é um rompimento com uma das melhores tradições da diplomacia brasileira, o respeito à autodeterminação dos povos.”

 

Agência PT de Notícias com informações do Globo e PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo