8M: Para as deputadas do PT, o dia é de luta por direitos, igualdade e justiça às mulheres

Sessão solene na Câmara dos Deputados. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Deputada Carol Dartora. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Durante sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, nesta quarta-feira (8), as deputadas do PT Carol Dartora (PR), Erika Kokay (DF), Reginete Bispo (RS) e Juliana Cardoso (SP) lembraram que o dia é de luta por direitos, igualdade e justiça para todas as mulheres. As parlamentares ainda frisaram a importância de continuar a luta por avanços para a construção de uma sociedade mais igualitária entre homens e mulheres.

“O Dia Internacional da Mulher, celebrado a cada 8 de março, marca a luta histórica das mulheres por seus direitos, por sua vida, por sua independência e autonomia de nossos corpos. A data é também oportunidade para avaliarmos os nossos avanços sociais, econômicos e políticos em direção a uma sociedade que trate homens e mulheres de forma equânime. É isso que a luta das mulheres significa. É isso que o 8 de março significa, a luta por justiça, a luta por igualdade a luta por equidade nesse País”, afirmou a deputada Carol Dartora.

De acordo com relatório do Fórum Econômico Mundial de 2022, o mundo deve levar 132 anos para atingir a igualdade de gênero. Para Dartora é preciso investimento público a fim de diminuir essa disparidade. “Se não houver aumento significativo do investimento do poder público em ações de promoção da equidade, as mulheres e meninas brasileiras correm o risco de continuar, por mais de um século, subvalorizadas, trabalhando mais e ganhando menos, ocupando poucos espaços de poder e experimentando inúmeras formas de violência em casa e nos ambientes públicos”.

Salários das mulheres negras

Segundo a deputada Carol Dartora, um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base na Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios de 2021, mostrou que as trabalhadoras brasileiras ganham em média 77% do salário dos homens. Segundo dados da pesquisa do Centro de Pesquisa em Macroeconomia das Desigualdades da USP (Universidade de São Paulo) os 705 mil homens brancos que fazem parte do 1% mais rico do país, tem 15,3% da renda nacional, enquanto as 32,7 milhões de mulheres negras detêm apenas 14,3% da renda nacional.

Ainda, de acordo com notícia divulgada pela Folha de SP, esse 1% mais rico, possui renda média de R$ 114.944,50, enquanto a renda média de todas as mulheres negras é de R$ 1.691,00. Além de receber salários menores, a população feminina enfrenta carga de trabalho diária superior à da população masculina. Considerando o tempo dedicado aos afazeres domésticos, as mulheres continuam com a maior responsabilidade dos afazeres e ficam em média 4 horas e 54 minutos a mais que os homens só nos cuidados e nas tarefas domésticas.

Deputada Reginete Bispo. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

“Como mulher preta, brasileira – nesse dia internacional de luta das mulheres trabalhadoras – eu digo para todas as mulheres pretas brasileiras: esse país também é nosso, esse governo é nosso. Essa Câmara de Deputados tem a responsabilidade e o dever de legislar em benefício das mulheres pretas desse país que continuam sendo a base da pirâmide social e encabeçam todos os números de violência. Esse país, essa casa legislativa têm que se responsabilizar pelas nossas vidas”, sustentou Dartora.

Para Reginete Bispo é preciso políticas públicas voltadas para as mulheres, em especial, as negras. “Nesse 8 de março queremos lembrar todas as mulheres que vieram antes de nós e que lutaram por justiça e liberdade, e lutaram contra a escravidão. Que as políticas públicas, agora com a retomada da democracia, tenham um olhar especial para as mulheres, mas especialmente para aquelas que foram negligenciadas pela história, as mulheres negras”, enfatizou.

 

Representação Política

Deputada Erika Kokay. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Carol Dartora é a primeira mulher negra eleita pelo estado do Paraná. Para ela, essa situação “denuncia o nível da desigualdade de raça e gênero”. “Aqui na Câmara dos Deputados, apesar de um discreto aumento em relação à legislatura anterior somos somente 91 deputadas. Destas somos 29 mulheres negras. Isso significa que 82% dos mandatos dessa casa são exercidos por homens”, explicou.

Para a deputada Erika Kokay é preciso enfrentar todas as formas de violência, principalmente a violência de gênero dentro da Câmara dos Deputados, por exemplo. “Essa violência de política de gênero que nos coloca uma sub-representação feminina nesse Parlamento, aqui na Câmara somos 18%, mas somos maioria da população brasileira. Nós que lutamos pelo direito de votar, agora lutamos pelo direito de sermos votadas e termos um parlamento que construa a democracia nesse país, porque a igualdade de direitos entre homens e mulheres não é uma discussão menor, ela é estruturante para a construção de uma sociedade justa e democrática”.

Lula

Deputada Juliana Cardoso. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou o dia de hoje para anunciar 25 medidas que incidem diretamente na garantia de direitos das mulheres. A deputada Juliana Cardoso (PT-SP) destacou as principais medidas anunciadas pelo Governo Federal, como a ampliação de políticas públicas que terão eixo central na autonomia financeira das mulheres vítimas de violência; a distribuição gratuita de absorventes no Sistema Único de Saúde (SUS); a relação de instituições de programas que são vinculados para combater a violência contra as mulheres.

A deputada também anunciou que protocolou projeto de lei (PL 988/2023) para que as vítimas de violência tenham acompanhamento psicossocial. “São essas ações, enxergando o orçamento e a legislação, que a gente vai conseguir combater e garantir que as mulheres não sofram tanta violência”, observa Juliana Cardoso.

 

Leia mais:
Discurso de Lula no 8 de Março

https://ptnacamara.org.br//discurso-do-presidente-da-republica-luiz-inacio-lula-da-silva-em-cerimonia-alusiva-ao-dia-internacional-das-mulheres/

 

 

Lorena Vale

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex