STF proíbe Damares de usar Disque 100 para impulsionar campanha antivacina

Foto: Site do PT

O plano de Damares e de Bolsonaro de utilizar o Disque 100 para promover campanha antivacina não deu certo. O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), proibiu a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos de disseminar informações “dúbias e ambivalentes” sobre a imunização coletiva contra a Covid-19.

Lewandowski determinou ainda que os ministérios da Saúde e da Mulher, Família e Direitos Humanos modifiquem as notas técnicas contrárias à vacinação de crianças e ao passaporte da vacina.

Conforme o ministro do STF, os ministérios prestam um desserviço ao esforço de imunização realizado pelas autoridades sanitárias. Ele ressalta ainda que Queiroga e Damares contribuem “para a manutenção do ainda baixo índice de comparecimento de crianças e adolescentes aos locais de vacinação, cujo reflexo é o incremento do número de internações de menores em unidades de terapia intensiva –UTIs em 61% em São Paulo”.

A deputada federal Maria do Rosário (PT/RS), que comandou a pasta de Direitos Humanos no governo de Dilma Rousseff, celebra a decisão do STF contra o projeto de morte de Damares e de crimes contra a humanidade, disseminado por Jair Bolsonaro.

“Comemoro a decisão do STF sobre o uso do Disque 100, um instrumento importante que nos nossos governos foi utilizado para salvar vidas, e não para incentivar o negacionismo e a morte, como Damares queria fazer. Uma derrota para Damares e para o governo de Jair Bolsonaro, e uma vitória para o Estado brasileiro, que reafirma seu compromisso e seriedade com os Direitos Humanos.”

Nota técnica da Saúde

A recomendação do Ministério da Saúde em relação à vacinação de crianças de 5 a 11 anos como “não obrigatória” também deverá ser modificada.

De acordo com o ministro, é inadmissível que o Estado aja em contradição com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que liberou a imunização de crianças no Brasil.

“Além de contrariar a legislação de regência e o entendimento consolidado do Supremo Tribunal Federal”, adota “postura que desprestigia o esforço de vacinação contra a Covid-19”.

Na decisão, que será levada ao plenário da Suprema Corte, Lewandowski determina a intimação pessoal de Damares e Queiroga.

Apesar das fake news e da campanha contra a vacinação por parte de Bolsonaro, uma pesquisa do Datafolha revela que 79% da população com 16 anos ou mais apoiam a imunização de crianças nessa faixa etária. Mais: 58% avaliam que Bolsonaro mais atrapalha do que ajuda na campanha de vacinação.

PTNAcional, com informações da Folha de S. Paulo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex