O Fórum Nacional Permanente em Defesa da Amazônia (FNPDA – Brasil) e o coletivo formado por Coica (Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica), Gregorio Mirabal, Repam, Fospa, Asamblea por la Amazonía e Amazon Watch, com apoio de várias organizações nacionais e internacionais, realizam nesta quinta-feira (15), a partir das 10h (horário de Brasília), os eventos Emergência Amazônica – Em defesa da Floresta e da Vida e o Fórum Climático da Amazônia. O FNPDA – Brasil é coordenado pelo deputado federal Airton Faleiro (PT-PA).
Os encontros serão por meio da plataforma on-line Zoom, com transmissão ao vivo pelo Youtube e outras redes sociais. Os dois eventos têm como objetivo alertar sobre o acordo financeiro Estados Unidos – Brasil, negociado entre o governo Biden e o governo Bolsonaro, para prover recursos para a Amazônia. Esse acordo tem gerado dúvidas sobre seus reais benefícios à sociedade brasileira, em razão de sua construção a portas fechadas, com pouca transparência, muita celeridade e sem consultas às populações amazônicas.
O coordenador do Fórum em Defesa da Amazônia ressaltou que os eventos terão grande participação de autoridades e da sociedade civil, que debaterá o acordo feito a portas fechadas entre o governo norte-americano e o governo Bolsonaro. Airton Faleiro revelou que, além de congressistas norte-americanos, do Brasil e dos demais países que formam a Amazônia, os eventos também terão a participação maciça da sociedade civil. Entre esses, organizações indígenas, quilombolas e ribeirinhas, da agricultura familiar, da igreja, além de entidades ambientalistas, de cientistas e da academia.
“São mais de 200 organizações da Amazônia e de todo o continente americano fortalecendo as vozes da Amazônia contra qualquer acordo feito às portas fechadas. A Amazônia tem voz e vamos fazê-la ecoar”, disse o coordenador do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Amazônia.
Ao final do evento da manhã, às 13h15, haverá uma coletiva de imprensa, para que os jornalistas esclareçam suas dúvidas.
Preocupação com o acordo
A grande preocupação dos organizadores e participantes dos fóruns é um efeito contrário desta negociação para a vida dos povos e floresta, já que o acordo pode se tornar um mecanismo de legitimação e financiamento da agenda de destruição da Amazônia promovida pelo governo Bolsonaro, que também avança no Congresso Nacional brasileiro para desregulamentar legislações socioambientais e fundiárias no Brasil.
Já há manifestações públicas que demonstram preocupações com este acordo, como a carta enviada pela APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) ao presidente americano Joe Biden e ao seu Enviado Especial Climático, John Kerry, assim como a carta da sociedade civil brasileira enviada ao governo americano, assinada por cerca de 200 organizações. Adicionalmente, e fortalecendo essas vozes, na manhã de quinta-feira será lançada uma carta/manifesto à sociedade brasileira e internacional, trazendo o posicionamento das entidades que o assinarão com relação às possibilidades deste acordo.
Por esta razão, estes atos serão realizados nas vésperas do encontro de líderes mundiais na Cúpula Climática pelo Dia da Terra, que acontecerá nos dias 22 e 23 de abril de 2021.
Evento
O primeiro encontro, Emergência Amazônica – Em defesa da Floresta e da Vida, ocorrerá das 10h às 13h e será sediado na Liderança da Minoria da Câmara dos Deputados, sob organização do FNPDA, composto por 33 entidades da Sociedade Civil, Movimentos Sociais, Partidos Políticos e Frentes Parlamentares. Logo após, às 13h15, ocorrerá a coletiva à imprensa.
Em seguida, às 14h (horário de Brasília) haverá o Fórum Climático da Amazônia que será transmitido a partir de Washington/DC. O evento contará com a participação de congressistas americanos e brasileiros, além de líderes indígenas, políticos, representantes de igrejas, celebridades, jovens ativistas e cientistas da Amazônia e dos Estados Unidos.
Serviço:
Emergência Amazônica – Em defesa da Floresta e da Vida
Onde: Plataforma Zoom (necessário fazer registro prévio pelo link https://act.gp/3rWgtGh), com transmissão em Redes Sociais
Quando: quinta-feira (15), às 10h (horário de Brasília)
Amazon Climate Forum – Fórum Climático da Amazônia
Onde:
Mídia Índia: https://bit.ly/3a0Otv6 – PT
COICA: https://bit.ly/3tbsDfW – ES
AMAZONWACH: https://bit.ly/3mC8AVN – EN
Quando: 14h (horário de Brasília)
Fórum Nacional Permanente em Defesa da Amazônia