Petistas repudiam mentiras de Bolsonaro sobre urnas eletrônicas

Foto: Reprodução

Pelas redes sociais, parlamentares da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara classificaram como “coletânea de fake news” a live protagonizada pelo presidente Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira (29), sobre supostas fraudes nas urnas eletrônica. Na avaliação dos petistas, Bolsonaro requentou vídeos antigos e falsos (que já foram desmentidos por órgãos oficiais), para afirmar em rede nacional que não existem provas, apenas indícios contra o voto eletrônico, com o qual se elegeu presidente e também como deputado federal desde que o sistema foi implantado.

“Bolsonaro não tem provas, nem ao menos evidências contra o voto eletrônico. A live que fez sobre o tema não passou de uma coletânea de fake news batidas. Coisa de gente desesperada”, criticou o líder do PT na Câmara, deputado Elvino Bohn Gass (RS).

Na mesma linha, a presidenta Nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), disse que Bolsonaro, ao admitir que não tem provas que validem a insistência dele sobre risco de fraude no sistema das urnas eletrônicas, deve responder judicialmente pela série de mentiras que tem reafirmado há mais de três anos.

Interpelação judicial

“Bobageira mentirosa de Bolsonaro na live que iria comprovar fraude nas urnas eletrônicas. O Palácio do Alvorada virou palanque eleitoral. Só fraudaram o 1 turno de 2018? Cadê as provas de fraude nas urnas?? Ele mesmo disse, não temos provas!!! Tem de ser interpelado judicialmente”, defendeu Gleisi.

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) corrobora a hipótese sustentada pela presidenta do PT. “Basta de fake news. Bolsonaro pode ser enquadrado em crime de responsabilidade por mentiras em live sobre sistema eleitoral”, disse.

Presidente 171

Para Pimenta, o presidente Bolsonaro “é o maior 171 da história política brasileira!”. De acordo com o parlamentar gaúcho, trata-se de um “mentiroso profissional”. “O TSE desmente Bolsonaro em tempo real e prova que ele recicla boatos já desmentidos”, escreveu Pimenta em sua conta no Twitter. Ontem, a cada mentira de Bolsonaro o Tribunal Superior Eleitoral desmentia nas redes sociais, em tempo real.

Cheiro da derrota

A deputada Erika Kokay (PT-DF) avaliou que Bolsonaro, ao atacar a confiança das eleições, “não está apenas fazendo um discurso golpista contra a democracia, mas está assumindo a derrota eleitoral” diante de Lula em 2022. De acordo com a parlamentar, o atual presidente da República “é mentiroso e mau perdedor”.

Na opinião do deputado Enio Verri (PT-PR), o discurso de Bolsonaro revela desespero e acena para um cenário golpista. “A única fraude que Bolsonaro provou foi ele como presidente do Brasil. Está sentindo cheiro de derrota e conspira contra a democracia brasileira. Não vai conseguir”, salientou.

Voto de cabresto

O deputado José Guimarães (PT-CE) advertiu que é grave o conteúdo da fala do atual presidente. Segundo o petista, o discurso, sem base que o fundamente, só alimenta as ações antidemocráticas já vociferadas em vários momentos por Bolsonaro.
“Vocês já imaginaram como uma área controlada pelas milícias vai atuar sabendo que você tem como comprovar em quem votou? Voltaremos à era do voto de cabresto. Bolsonaro admite que não há provas de fraude com as urnas eletrônicas. Ele quer criar um clima para justificar um golpe”, alertou.

Show de mentiras

Também pela sua conta no Twitter, o deputado Carlos Zarattini PT-SP) se manifestou: “Já está mais do que claro que Bolsonaro está apavorado com a possibilidade de perder as eleições. Essa tentativa golpista de indicar fraude eleitoral é um ataque nítido à democracia do País”, avaliou.

Para Zarattini, ao dizer com todas as letras que não tem provas de que houve fraude eleitoral, Bolsonaro revela “que tem é medo de perder as eleições e por isso está promovendo esse show de mentiras”.

O deputado Pedro Uczai (PT-SC) afirmou que a live de Jair Bolsonaro “é ridícula por si só, mas isso ser feito com recursos e servidores públicos é um deboche na cara dos brasileiros”. O parlamentar disse ainda que é “absurdo” o que Bolsonaro está fazendo com o Brasil. “As instituições e o povo brasileiro precisam reagir. Não aceitaremos que ataque a democracia desta forma”, reagiu.

Charlatão

O ex-ministro da Saúde, deputado Alexandre Padilha (PT-SP) se mostrou indignado com a série de mentiras e fake news do presidente da República. “Bolsonaro vomitou mentiras na live que supostamente traria a comprovação de fraude eleitoral na eleição de 2014. Noticiou teorias da conspiração que já foram, há muito tempo, descartadas. Bolsonaro mente para população e tenta criar um clima de terror para 2022. Um charlatão”, apontou Padilha.

Benildes Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também