Parlamentares do PT comemoram crescimento da geração de empregos formais no País

Brasil registra mais de 244 mil empregos formais em março - Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil

Parlamentares da Bancada do PT comemoraram os 244,3 mil empregos criados no Brasil em março, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta terça-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número é 25,7% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram gerados 194,3 mil postos de trabalho.

O Caged aponta ainda para o crescimento na criação de empregos no País. No primeiro trimestre de 2024, foram gerados 719 mil novos empregos formais, crescimento de 33,9% em relação a 2023, quando foram criados 536,9 mil postos de trabalho. No acumulado dos últimos 12 meses, o saldo é de 1,6 milhões de empregos com carteira assinada.

O líder do Governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), destacou em sua conta no X (antigo Twitter) as melhores notícias do mercado de trabalho obtidas desde o início do governo Lula. “Brasil cria 2,2 milhões de empregos com carteira assinada em 15 meses. Em março, saldo foi de 244 mil postos, o segundo melhor resultado da série histórica desde 2002. País chega a 46 milhões de pessoas atuando em vagas formais, maior número já registrado”, informou.

Salto positivo

Sobre o resultado do mês de março, o saldo de empregos ficou positivo em quatro dos cinco grandes agrupamentos de atividades econômicas (serviços/+148.722, comércio/+37.493, indústria/+35.886 e construção/+28.666, agropecuária/- 6.457). No mesmo período, o saldo também foi positivo em 25 dos 27 estados da federação.

Em relação ao primeiro trimestre deste ano, o saldo de novos empregos criados (719.033) foi positivo nos cinco grandes grupamentos econômicos e em 25 das 27 unidades da federação. No acumulado dos últimos 12 meses, os 1.647.505 postos de trabalho criados somam 182.164 a mais do que o verificado no mesmo período de 2023. Todas essas informações foram divulgadas hoje, em entrevista coletiva pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

Efeito Lula

O 1º vice-presidente da Comissão de Trabalho da Câmara, o deputado Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), avaliou que melhoria nos índices de emprego é resultado do trabalho desenvolvido pelo Governo Lula na melhora da economia. “Taxa de desemprego é a menor em 10 anos. Brasil registra 244,3 mil empregos formais em março. No acumulado dos últimos 12 meses, o saldo é de 1,6 milhão de empregos formais. É o efeito Lula!”, afirmou em mensagem pelo X.

 

Desemprego

A taxa de desemprego ficou em 7,9% no 1º trimestre deste ano, a menor desde 2014, segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, também divulgada nesta terça-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  No mesmo trimestre de 2023, a taxa foi de 8,8%.

Se comparada ao trimestre encerrado em dezembro de 2023, a taxa de desemprego no 1º trimestre deste ano sofreu uma leve alta de 0,5%, que era de 7,4%. Apesar da alta, o resultado é o melhor desde 2014, quando o índice foi de 7,2% e bem abaixo das previsões do mercado financeiro, que era de 8,1% na taxa de desemprego.

Leia abaixo outras declarações de petistas sobre os avanços no mercado de trabalho:

Deputado Fernando Mineiro (PT-RN) – “Acabou de sair os números do desemprego do 1º de 2024: 7,9%. É a menor taxa em 10 anos. No período, foram criadas 719 mil vagas com carteira assinada. Uma grande notícia às vésperas do Dia do Trabalhador. É o Efeito Lula fazendo o País crescer, gerar emprego e distribuir renda”.

Deputada Jack Rocha (PT-ES) – “Taxa de desemprego é a menor para o primeiro trimestre desde 2014: 7,9%. Governo Lula segue trabalhando para todos e vamos seguir avançando”.

Deputado Patrus Ananias (PT-MG) – “A taxa de desemprego no Brasil é a menor já registrada para o trimestre desde 2014. É o resultado das políticas públicas de um governo que se importa com o trabalhador! Mais emprego significa mais renda, mais qualidade de vida e melhoria na economia. É o Brasil no rumo certo!”.

Deputado Jilmar Tatto (PT-SP) – “Às vésperas do Dia do Trabalhador, olha que boa notícia: Brasil atingi 7,9% de desemprego no 1° trimestre de 2024, sendo o menor desemprego para o 1° trimestre desde 2014. Taí o Efeito Lula! Mais trabalho para o povo! Eta, sorte boa a nossa!”.

Deputado Rogério Correia (PT-MG) – “É + emprego para o povo brasileiro! É a melhora na economia do Brasil!”.

Também se manifestaram sobre a geração de emprego no Brasil os deputados petistas Reginaldo Lopes (MG), Nilto Tatto (SP) e Padre João (MG).

 

Héber Carvalho

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também