Zezéu faz retrospectiva para mostrar novo Brasil pós-Lula

zezeutribunaO deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA) discursou no plenário da Câmara analisando sua passagem pelo Governo da Bahia, onde exerceu o cargo de secretário do Planejamento do Governo Jaques Wagner, e citando suas prioridades neste retorno á Câmara dos Deputados.

Zezéu lembrou que na sua passagem pelo Executivo, no segundo mandato do Governador Jaques Wagner,  entendia-se que eram necessários instrumentos efetivos na superação do projeto neoliberal.

“O Brasil viveu um período de privatização, de destruição do Estado e de concentração de riquezas, onde se afirmava a máxima, no plano territorial, dos eixos de desenvolvimento, que eram necessariamente os corredores de exportação”, disse.

Ao fazer uma retrospectiva, Zezéu lembrou que à época dos Governos tucano/DEM, os eixos de desenvolvimento eram três: Paraná/Tietê. “Porque os recursos iam indubitavelmente, todos, na sua grande maioria, para o Estado de São Paulo. O resto era abandonado ”, disse. “E era sempre a concentração de renda, a concentração econômica, a concentração territorial, a concentração social”, disse.

Naquela época, continuou Zezéu, citando projeto do Governo do PT, entendemos que era possível fazer diferente. “Era possível pegarmos o conceito da criação de um mercado interno pujante de massas, levando a melhoria do padrão de vida da população, a melhoria do salário mínimo, da renda da população, do Bolsa Família como política assistencial e não assistencialista, com contrapartida social ao benefício que fosse recebido, descentralizando o poder, interiorizando serviços e benefícios e, assim, constituir uma sociedade  melhor qualificada”, disse.

Hoje, ilustrou, há um processo de desenvolvimento com uma diferenciação muito grande. “Faz parte do calendário da UNASUL a integração do Nordeste na integração sul-americana, o que nos fez voltar a esta Casa com a incumbência de participar da Comissão de Viação e Transporte, a fim de contribuirmos para aprofundar esse debate e desenvolver as atuações necessárias”, disse.

“Continuaremos nossa luta pela reforma urbana na Frente Parlamentar, participando ativamente da bancada do Nordeste, como fizemos quando tivemos oportunidade de coordená-la, nos últimos quatro anos, e agora assumindo vaga na Comissão de Viação e Transporte como membro titular”, finalizou.

Equipe Informes

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também