Carol Dartora debate cotas para negros, indígenas e quilombolas no serviço público

Deputada Carol Dartora. Foto: Gustavo Bezerra

Audiência pública vai discutir o tema no dia 17 na Câmara dos Deputados.

A deputada federal Carol Dartora (PT-PR), em parceria com a deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG), está à frente de um debate sobre inclusão e justiça social no serviço público brasileiro. No dia 17 de setembro, às 13h, a Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais realizará a audiência pública “Aldear e Aquilombar os Serviços Públicos”, no Plenário 12, para discutir o projeto de lei (PL 1958/2021), de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS). O projeto propõe uma reserva de 30% das vagas em concursos públicos para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas, além de abranger processos seletivos simplificados para contratações temporárias.

A proposta é uma evolução da Lei nº 12.990, de 2014, que garantiu a reserva de vagas para pessoas negras nos concursos públicos. O novo projeto visa ampliar essa política afirmativa para incluir indígenas e quilombolas, reforçando o compromisso do Estado com a diversidade e a equidade. Carol Dartora, uma das principais defensoras das políticas de inclusão, destaca a importância dessa iniciativa para a construção de um serviço público mais representativo. “Esse projeto não só corrige desigualdades históricas, mas também enriquece o serviço público com novas perspectivas e experiências, qualificando-o para melhor atender a sociedade”, afirmou a deputada.

Leia Mais: Carol Dartora destaca importância da educação ambiental na formação de futuras gerações

Inclusão

Espera-se que a audiência não discuta apenas os aspectos técnicos do PL 1958/2021, mas também aborda a importância histórica e simbólica da inclusão de indígenas e quilombolas no serviço público. Para Dartora, essa inclusão é um reconhecimento do papel fundamental desses povos na formação da nação. “A presença de indígenas e quilombolas no serviço público vai além da representatividade numérica; trata-se de valorizar sua contribuição inestimável na construção do Brasil”, reforça Carol.

Essa audiência pública é vista como um passo decisivo no avanço do PL 1958/2021, que se destaca como uma das maiores políticas de inclusão já propostas no país. O projeto caminha para fortalecer a luta por um Estado mais justo, igualitário e comprometido com a diversidade.

Você sabia?

O texto da Lei de Cotas de Curitiba, de autoria de Carol Dartora e sancionada em 20 de dezembro de 2021, embasou as mudanças propostas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e pelo Ministério da Igualdade Racial ao texto do senador Paulo Paim (PT-RS), que acolheu as recomendações.

 

Confira o requerimento da audiência pública

 

Assessoria de Comunicação deputada Carol Dartora

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo