Zezéu discorre sobre avanços e desafios da reforma urbana no país

ZEZEU-PLENARIO-120613

Foto: Salu Parente/PT na Câmara

O deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA) ocupou o espaço do Grande Expediente da Câmara nesta quarta-feira (12), para falar  dos avanços  na luta pela reforma urbana no país e dos desafios que devem ser enfrentados para a ampliação e consolidação dessas conquistas. Além de fazer um  histórico do processo acelerado de urbanização do Brasil, ele citou como de fundamental importância a apreciação da PEC n° 285/08, a PEC da Habitação, de autoria do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), da qual foi relator e que está pronta para ser votada pela Câmara; e a discussão e votação do Estatuto da Metrópole, que também será relatado por ele.

  1. PEC da Habitação, no entendimento de Zezéu, transforma em política de Estado uma política de governo. “O Programa Minha Casa, Minha Vida  ativou a cadeia produtiva, possibilitará a construção de 4 milhões de unidades até 2014, mas precisamos garantir que essa seja uma política constitucional  enquanto existir déficit habitacional em nosso país” defendeu ele.

A respeito do Estatuto da Metrópole,  Zezéu destacou a necessidade de se estabelecer critérios nacionais para definir  as regiões metropolitanas, sem interferir nas atribuições e competências  de Estados e Municípios. “Sempre dizemos que as pessoas moram nas cidades. Mas se um cidadão mora em Salvador, trabalha em Camaçari e estuda em Simões Filho, cidades integradas à região metropolitana da capital baiana, como pode agir o Poder Público para atender a necessidade de serviços públicos,  transporte, moradia e melhores condições de vida dessa pessoa?” questionou.  Na opinião dele é preciso debruçar sobre a questão da governança, da gestão das regiões metropolitanas, definir sua institucionalidade e conceitos e a forma de financiamento das ações integradas.   

O deputado acredita que a instalação na semana passada da Frente Parlamentar pela Reforma Urbana, coordenada pelo deputado Nilmário Miranda (PT-MG), irá fortalecer  esse debate na Casa e garantir a participação da sociedade civil na discussão. Zezéu lembrou a importância da V Conferência Nacional das Cidades, que irá acontecer em novembro após a realização de conferências estaduais em todo o país. Com o tema “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana Já”, a Conferência  poderá deliberar sobre ações e diretrizes que incorporem a função da terra urbana, a garantia do acesso ao solo urbano para a habitação de interesse social, a desvinculação do direito de propriedade do direito de construir, instrumentos para impedir a especulação imobiliária, para garantir a utilização compulsória dos terrenos vazios e cobrança do IPTU progressivo.

O parlamentar foi aparteado em sua fala pelo deputado Jorge Bittar (PT-RJ), que elogiou o “diagnóstico preciso” feito por Zezéu sobre o inchaço das cidades e a degradação das condições de vida relacionada intimamente às desigualdades sociais que somente nos últimos anos começaram a ser atacadas no país. O deputado Paulão (PT-AL), por sua vez,  salientou a importância de definir marcos fundamentais, como o interesse social da habitação e  políticas como o IPTU progressivo. O deputado Amauri Teixeira (PT-BA)  desejou sucesso ao deputado Zezéu na relatoria do Estatuto da Metrópole.

Assessoria Parlamentar

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também