O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PR), protocolou uma representação criminal no STF contra o deputado bolsonarista Gustavo Gayer (PL-GO) por divulgar notícias falsas (fake news) relacionada à tragédia ocasionada por um ciclone extratropical que atingiu vários municípios no Rio Grande do Sul. Em suas redes sociais, o bolsonarista compartilhou um vídeo em que uma mulher “denunciava” que doações não estariam sendo repassadas ao desabrigados esperando a volta do presidente Lula ao Brasil para “tirar fotos” da entrega dos donativos. Desmentida, a falsa notícia já foi apagada pelo deputado bolsonarista.
“A ominosa notícia falsa já foi desmentida pela Defesa Civil do município de Lajeado (RS) e por outras autoridades locais, regionais e nacionais, demonstrando a conduta criminosa e reprovável da referida senhora e principalmente do Parlamentar representado, que na condição de Deputado Federal e ativo nas redes sociais torna o alcance da notícia falsa muito mais amplo e prejudicial às vítimas e à sociedade em geral”, afirma o líder petista na representação criminal.
Até o momento, a tragédia já causou 47 mortes. Cerca de 46 pessoas ainda estão desparecidas, além de milhares de desabrigados.
O líder petista pede que a Procuradoria-Geral da República (PGR) – a quem o STF pode intimar para apurar a conduta do bolsonarista – instaure uma investigação criminal sobre esse fato. Zeca Dirceu solicita ainda que o deputado Gustavo Gayer seja incluído no rol dos investigados do inquérito que apura os responsáveis pela divulgação de fake news e participação nos atos antidemocráticos e que, a mulher que gravou o vídeo – autointitulada Samara –, possa ser identificada para responder civil e criminalmente pelo seu ato.
Em relação ao parlamentar bolsonarista, o líder do PT acusa Gustavo Gayer de tentar – com a propagação de notícias falsas – “incitar a sociedade a se rebelar contra o Governo Federal e especialmente contra o Presidente da República, ou até mesmo a provocar tumulto nos locais de distribuição de donativos, o que configura clara e notória apologia à prática de crimes”.
Auxílio do governo Lula ao RS
Por determinação do presidente Lula já foram anunciados pelo governo federal o repasse de R$ 741 milhões aos municípios gaúchos atingidos pelas chuvas. Além disso, foi garantida a antecipação ao Fundo de Garantia e Bolsa Família, bem como o pagamento de um auxílio de R$ 800 para cada pessoa.
Também foram enviados ao estado cerca de 450 homens das Forças Armadas com equipamentos do Batalhão de Engenharia, além de 10 botes salva-vida, 8 aeronaves de busca das FFAA e da PRF, bem como 15 mil kits de saúde que estão sendo distribuídos e um hospital de campanha instalado em Roca Sales (RS). Além disso, 20 mil cestas básicas foram distribuídas às famílias afetadas pelo ciclone extratropical.
Leia abaixo a íntegra da representação:
Héber Carvalho