Zeca Dirceu defende debate sobre prioridades do Brasil em vez do fanatismo ideológico

Foto: Gabriel Paiva

O líder da bancada do PT, deputado Zeca Dirceu (PR) cobrou nessa quarta-feira (31), que o debate sobre as prioridades do brasileiro sobreponha o extremismo e a “fixação platônica” ao “fanatismo ideológico”. “Nós queremos debater sobre a saúde, educação, a importância de o País voltar a gerar emprego, controlar o custo de vida e a inflação, baixar os juros, sobre como apoiar o pequeno e médio empresário, apoiar o pequeno e médio agricultor”, disse o deputado, sobre a repercussão da visita do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

O interesse da população brasileira, avalia Zeca, passa pela reforma e justiça tributária. “O debate que interessa é sobre como prestigiar quem produz, quem gera emprego sem uma carga tributária. Como tributar os bancos bilionários que só vivem da especulação financeira, do rentismo e que sonegam, fraudam o sistema tributário do País. O Congresso Nacional não pode se rebaixar ao discurso do fanatismo ideológico”, defendeu.

“Aqueles que questionavam e criticavam tanto a nossa ideologia nos períodos eleitorais, hoje não conseguem ficar um minuto, não conseguem ficar uma hora, não conseguem ficar um dia sem ir ao extremismo ideológico”, apontou.

Respeito aos países

Zeca Dirceu disse que é preciso respeitar os países vizinhos e citou a Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Venezuela, Chile, Peru e Equador. “Todos da América do Sul e da América Latina são fundamentais para o Brasil. Não é a China, EUA e União Europeia que compram o produto industrializado brasileiro e gera emprego no País. Quem compra e quem pode comprar são os países da Unasul, do Mercosul, são os países vizinhos, incluindo inclusive a Venezuela”.

Debate que interessa

“Muitos que trazem o discurso ideológico, não fazem o mesmo em relação a outros países que também têm problemas e defeitos, inclusive no que diz respeito à normalidade democrática. Que régua é essa? Que vale só para um país, não vale para os outros muitas vezes sequer têm eleições que podem ser consideradas razoáveis e democráticas”, afirmou.

O deputado disse que o debate que mais interessa são as demandas que mexem com a vida do povo brasileiro.” Ao invés da Venezuela, a pauta mais importante é a redução da taxa de juros criminosa que tem hoje o País. Isso sim ajudaria a melhorar a vida do povo”.

Zeca Dirceu disse ainda que lhe causa estranheza a repercussão nos últimos dias sobre a Venezuela e a visita do presidente Maduro, de presidentes de outros países sul-americanos da proposta brasileira na refundação da Unasul. “A pauta prioritária não pode ser essa fixação, quase que uma paixão platônica, de alguns pela figura do presidente Maduro”.

“O Brasil tem história, formação e tradição – não é uma invenção do presidente Lula – de não interferir na realidade dos outros povos, das outras nações, dos outros países, cada um com seus dilemas, cada um com as suas qualidades, cada um com seus problemas, que toquem as suas ações”, afirmou o líder do PT.

Assessoria de Comunicação líder Zeca Dirceu

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também