O líder do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PR), apresentou requerimento na Comissão de Educação para a realização de uma audiência pública com o objetivo de discutir estratégias de desenvolvimento de uma ampla campanha de desarmamento com foco na promoção da paz nas escolas. Segundo o líder, essa reunião deverá ser realizada em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial e contará com a presença de especialistas em educação e segurança pública, além de representantes da sociedade civil, do governo federal e do poder judiciário.
Pesquisa
Na justificativa da proposta, Zeca Dirceu lembrou que segundo dados de uma pesquisa da Unicamp (Universidade de Campinas), entre 2022 e 2023 foram registrados 22 ataques violentos a escolas.
“Portanto, é imperativo e urgente a criação de canais para ampliar o debate sobre a importância de promover a paz nas escolas com propostas para o acolhimento de crianças e adolescentes, especialmente por meio de equipes multiprofissionais, que além de professores e pedagogos, possam ser formadas por assistentes sociais e psicólogos”, explicou o petista.
O líder do PT defendeu ainda na proposta que a solução para o problema, “em vez de escolas fechadas ou militarizadas, como propõem alguns, é preciso ter uma escola aberta à comunidade, onde questões como bullying e outros tipos de violências sejam debatidos”.
Héber Carvalho