Zeca Dirceu coloca especuladores do mercado financeiro na mira do CADE

Deputado Zeca Dirceu. Foto: Thiago Coelho

Deputado quer identificar e responsabilizar quem lucra e se beneficia da desvalorização provocada do Real e da pressão inflacionária que corrói o poder de compra da população.

O deputado Zeca Dirceu (PT-PR), que é membro titular da Comissão Mista do Orçamento (CMO) do Congresso Nacional, propôs ao CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica –, nessa quinta-feira (12/12), a instauração de um inquérito para investigar possível infração da ordem econômica, praticada por grupos e operadores do mercado financeiro, na manipulação do câmbio e na especulação econômica, causando prejuízos ao povo brasileiro com a disparada do dólar e outras consequências dessas ações criminosas.

“É urgente e preciso apurar e responsabilizar a prática de concorrência ilegal e de danos ao povo brasileiro na manipulação do câmbio pelos especuladores da ‘Faria Lima’”, disse o deputado. Ele quer, com a representação junto ao CADE, identificar e responsabilizar quem de fato lucra e se beneficia da desvalorização provocada do Real e da pressão inflacionária que corrói o poder de compra da população brasileira.

Impactos na economia

O parlamentar, uma das lideranças da base de apoio do governo do presidente Lula na Câmara dos Deputados, está preocupado com os impactos danosos para a economia brasileira das ações desses especuladores, “especialmente com a manipulação do câmbio”, diz o pedido de representação, e em retaliação ao pacote fiscal do governo.

“No dia 28 de novembro (…), quando o ministro da Fazenda [Fernando Haddad] tornou público o pacote fiscal maturado ao longo de meses, com o objetivo de equilibrar as contas públicas do país, iniciou-se um ataque especulativo à moeda nacional e um terrorismo que impôs perdas significativas à economia e à sociedade brasileiras”, consta do documento. “Tão logo as medidas fiscais e econômicas se tornaram públicas, iniciou-se de maneira atroz e descabida, uma onda de especulação e reações pelo chamado ‘mercado’ às medidas propostas, transformando-se, em decorrência dessa despropositada reação artificialmente criada por esse grupo que visa lucrar em detrimento da estabilidade monetária e econômica do País, num ataque à moeda nacional, que ocorreu com a elevação da moeda americana (dólar)”, justifica.

‘Faria Lima’ é o apelido dado aos grupos que atuam nas grandes corporações instaladas no coração financeiro do País, a avenida Brigadeiro Faria Lima em São Paulo.

Assessoria de Comunicação deputado Zeca Dirceu

Representação CADE

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100