O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) apresentou nesta segunda-feira (1º), na Procuradoria-Geral da República (PGR), uma representação criminal contra o presidente Jair Bolsonaro. O parlamentar pede que Bolsonaro seja investigado pela prática de crime contra a saúde pública, por ter promovido aglomerações, sem o uso de máscara, durante recente visita ao estado do Paraná.
“Bolsonaro esteve no Paraná, em Cascavel e, mais recentemente, em Foz do Iguaçu, sem máscara, promovendo aglomerações e contágio do coronavírus. Precisa ser penalizado de todas as formas, inclusive criminalmente. Fiz a denúncia também para evitar que ele prossiga com estas agendas insanas, irresponsáveis e inconsequentes em outros estados brasileiros contribuindo para que, cada vez mais e infelizmente, aumente o número de mortes por Covid em nosso País”, explicou Zeca Dirceu.
O parlamentar lembrou na ação outras aglomerações que Bolsonaro promoveu nos últimos dias, em cerimônias no Palácio do Planalto, visitas ao Congresso e em agendas políticas em alguns estados do País. Na representação, Zeca Dirceu mencionou ainda a live feita pelo presidente na última quinta-feira (25/02), na qual o presidente levantou dúvidas sobre a eficiência do uso de máscara e da prática do isolamento social como forma de evitar a propagação da Covid-19.
Veja a íntegra da denúncia à PGR:
Héber Carvalho com informações da Assessoria/Zeca Dirceu