Zé Ricardo defende em projeto instituir Comenda Zumbi dos Palmares na Câmara

Deputado Zé Ricardo. Foto: Gustavo Bezerra/Arquivo

No Brasil, os negros e as negras são a maioria da população, totalizando 56,10% dos brasileiros, considerados pelo IBGE, na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) contínua, como a soma das pessoas pretas e pardas. Porém, essa superioridade numérica não se reflete no dia a dia da sociedade, porque ainda passam por muitas desigualdades sociais: altos índices de violência letal intencional na população negra (75,7% das vítimas de homicídios/Atlas da Violência 2018), sobretudo, com os jovens e as mulheres (68% do total das assassinadas); alta taxa de analfabetismo entre essa população (9,1%/IBGE 2018), representando ainda 75,2% do grupo formado pelos 10% dos brasileiros mais pobres.

Diante de tamanha luta por igualdade de direitos e, sobretudo, nesta semana, quando se celebra o Dia da Consciência Negra (20), os deputados federais Zé Ricardo (PT-AM) e Paulão (PT-AL), juntamente com outros parlamentares do Partido dos Trabalhadores, apresentaram Projeto de Resolução para instituir a Comenda Zumbi dos Palmares na Câmara Federal. Objetivo: reconhecer e agraciar homens e mulheres que, no País, tenham oferecido contribuição relevante em defesa dos direitos humanos dos negros e das negras, na luta antirracista e na promoção da igualdade racial.

“Neste mês da Consciência Negra, em que recordamos os mais de 350 anos de escravidão no Brasil e suas consequências até os dias atuais, com tantos preconceitos, discriminações e racismos, é importante reconhecer as lutas de pessoas em defesa dos direitos dos negros e negras, por meio dessa Comenda Zumbi dos Palmares, o último líder do Quilombo dos Palmares e também o de maior relevância histórica nacional e internacional”, declarou Zé Ricardo, ao enfatizar ainda ser urgente endurecer as penas por injúria racial e enquadrá-la como crime hediondo. Para isso, sugere que se aprove projeto de lei de sua autoria, juntamente com o deputado Valmir Assunção (PT-BA), que eleva essa pena para reclusão de 3 a 6 anos e multa, tornando-a inafiançável.

Amazonas

No Amazonas, foi aprovada a Lei 4.303/2016, de autoria do parlamentar, que estabelece o dia 10 de julho no calendário oficial do Estado para o Dia Estadual da Abolição da Escravidão. “A sociedade tem uma dívida histórica com o povo negro no País. Com o fim da escravidão, os negros foram abandonados, sem estudos, sem terras e sem direitos. Ao poder público, cabe continuar a implementar políticas públicas inclusivas e de combate a todas as formas de discriminações e racismos”.

Pelo Projeto de Resolução, a Comenda será conferida anualmente no parlamento, nas atividades do Dia da Consciência Negra, e agraciará quatro pessoas de diferentes áreas de atuação na promoção da igualdade racial, observada a paridade de gênero. Essa indicação deverá ser encaminhada à Mesa da Câmara, por indicação de qualquer parlamentar, acompanhado do respectivo curriculum vitae e de justificativa. Toda entidade, de âmbito nacional, que desenvolva atividades nessa área, também poderá indicar um nome para receber a premiação. Para apreciar as indicações, será constituído o Conselho da Comenda, com um representante de cada partido político da Câmara Federal, e escolherá, anualmente, dentre seus integrantes, o seu presidente, a quem caberá a coordenação dos trabalhos.

Assessoria de Comunicação

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100