O deputado Zé Geraldo (PT-PA) apresentou nesta quarta-feira (8), projeto de lei que visa a criação da Universidade Federal do Xingu (UFX), como desmembramento da Universidade Federal do Pará (UFPA). O parlamentar propõe no PL 9053/2017 que o município de Altamira seja a sede da UFX.
Conforme o petista, o recente processo de expansão das instituições federais de ensino superior (Ifes) – iniciado nos governos Lula e Dilma precisa ter continuidade – de forma a garantir a ampliação do número de vagas, a diversidade de formações oferecidas, além de promover o desenvolvimento científico e tecnológico e reduzir as desigualdades sociais e regionais.
Segundo Zé Geraldo, o Norte do País e o Pará precisam ser priorizados, pois foi a região que teve o menor aumento no número de matrículas no ensino superior. No governo Lula, em 2009, foi criada a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), e em 2013, Dilma Rousseff inaugurou a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).
“Temos a necessidade de criação de uma universidade com objetivos e finalidades voltados para o desenvolvimento local, nos moldes da proposta da Universidade Federal do Xingu, medida que conta com grande legitimidade entre a população e a comunidade acadêmica, conforme demonstrado em audiências públicas e eventos realizadas nos últimos anos na região”, destaca o autor o projeto.
A matéria será distribuída para análise nas comissões permanentes da Câmara dos Deputados.