Durante sessão solene em homenagem aos 60 anos da Universidade Federal do Pará (UFPA), na Câmara, nesta quarta-feira (14), o deputado Zé Geraldo (PT-PA) fez uma retrospectiva dos ganhos da educação no estado e destacou o salto proporcionado pelos governos do PT ao ensino profissionalizante e superior do Pará. “Tivemos uma revolução nos últimos 12 anos. A partir do presidente Lula e da presidenta Dilma, levamos mais universidades para o Pará”, disse. Citou como exemplos do legado petista a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e ainda o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).
Diante da ampliação da rede de ensino superior no Pará, Zé Geraldo afirmou que as bancadas paraense na Câmara e no Senado precisam assumir a responsabilidade de incrementar o orçamento dessas instituições. “Nossos 17 deputados e três senadores precisam ter um olhar carinhoso e apresentar todos os finais de ano emendas individuais para o setor, além daquelas emendas de bancada”, sugeriu.
Segundo o parlamentar petista, se os 20 parlamentares destinarem três milhões de reais para esse fim, a título de emenda individual, serão R$ 60 milhões a cada ano. “Em cinco anos, chegaremos a 300 milhões. Se nós olharmos nos últimos dez anos, liberamos muito pouco. Os 20 deputados do Pará precisam tomar uma decisão política, porque foi um ganho muito grande. Não caiu do céu, nós disputamos”, ressaltou Zé Geraldo, fazendo referência às novas instituições de ensino superior levadas ao Pará.
Ele, ao fim do seu discurso, parabenizou e agradeceu professores, alunos, funcionários e todos os que trabalharam para que a UFPA completasse 60 anos com todo o potencial que conquistou. A universidade foi fundada em 2 de julho de 1957 pela Lei 3.191, sancionada pelo presidente Juscelino Kubitschek. Ela abriga hoje uma comunidade composta por mais de 50 mil pessoas e oferece 89 cursos de graduação, além de 86 programas de pós-graduação, com 81 cursos de mestrado e 40 de doutorado.
PT na Câmara