Em pronunciamento sobre as denúncias de espionagem contra a presidente Dilma e a Petrobras, na Câmara, o deputado Zé Geraldo (PT-PA) disse que é preciso obter o quanto antes informações sobre o alcance dessa espionagem.
“Qual seria o real interesse dos Estados Unidos. Seria obter informações sobre as nossas reservas de petróleo? Seria para obter informações sobre o leilão do megacampo de Libra marcado para o dia 21 de outubro e repassá-las às empresas americanas? Seria mais um caso de tentativa de roubo tecnológico, já que a Petrobras detém a tecnologia para exploração de petróleo em águas ultras profunda?”, questionou.
O deputado lembrou ainda que “não podemos esquecer que o petróleo sempre despertou a cobiça e motivou intervenções militares americanas em diversos países. Ainda mais quando se tem a notícia das negociações em curso para o primeiro leilão de petróleo do pré-sal pelo regime de partilha, onde o governo brasileiro analisa a formação de um consórcio liderado pela Petrobras e pela chinesa Sinopec, com a participação de outras petroleiras, como a norueguesa Statoil. Os Estados Unidos sabem muito bem o que isso pode significar para as economias dos dois países envolvidos”, finalizou.
PT na Câmara