Zarattini solicita audiência na Câmara para discutir criação de nova empresa aeroespacial

Deputado Carlos Zarattini (PT-SP) - Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) solicitou à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, por meio do requerimento 99/2024, a realização de audiência pública para discutir o projeto de lei (PL 3819/2024), que propõe a criação da Alada, uma nova empresa pública aeroespacial. A Alada será uma subsidiária da NAV Brasil, com a missão de explorar economicamente a infraestrutura e a navegação aeroespacial do país, especialmente a partir do Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão.

O objetivo da audiência é debater a conformidade dessa proposta com o acordo de salvaguardas tecnológicas vigente entre o Brasil e os Estados Unidos, que regula os lançamentos aeroespaciais realizados a partir do CEA.

Zarattini defende a necessidade de um amplo debate sobre a finalidade da nova empresa e seu impacto na soberania nacional e na estratégia de defesa do Brasil. “O Congresso precisa debater qual o impacto que a criação de uma nova empresa pública aeroespacial no acordo já firmado do Brasil com os EUA para uso de Alcântara e queremos também aprofundar o debate sobre o uso econômico da infraestrutura aeroespacial”, destacou.

Leia Mais: Zarattini amplia acesso ao crédito para taxistas em programa sancionado por Lula

O CEA é considerado estratégico devido à sua localização próxima à linha do Equador, o que reduz o consumo de combustível em até 30% nos lançamentos, tornando-o alvo de interesse internacional. A criação da Alada reforça a importância de uma política espacial integrada e soberana, mas levanta preocupações sobre possíveis impactos no acordo com os EUA, assinado em 2019 durante o governo de Jair Bolsonaro, que garante a participação norte-americana nos lançamentos a partir do CEA.

A audiência deve contar com a presença de representantes do Comando da Aeronáutica, da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Ministério da Defesa.

A Alada

O PL 3819/24, do Poder Executivo, altera a Lei nº 13.903, de 19 de novembro de 2019, autorizando a criação da empresa pública NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea S.A. Essa proposta abre caminho para a criação da Empresa de Projetos Aeroespaciais do Brasil S.A, a Alada, uma empresa pública aeroespacial, que será subsidiária da NAV Brasil, com o objetivo de permitir a exploração econômica da infraestrutura e navegação aeroespacial, especialmente do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão

O projeto permitirá que a NAV Brasil “possa criar empresa subsidiária para explorar economicamente a infraestrutura e a navegação aeroespaciais e as atividades relacionadas ao desenvolvimento de projetos e equipamentos aeroespaciais”.

Assessoria de comunicação do deputado Carlos Zarattini

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex