Zarattini defende inversão da política tributária, que hoje “tira dos mais pobres a maior parcela”

zarattiniplenario

Em pronunciamento na tribuna da Câmara, nesta quarta-feira (9), o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) defendeu a mudança da estrutura tributária brasileira, que “tira dos mais pobres a maior parcela” no modelo atual. “Efetivamente, temos uma estrutura tributária injusta no País. E é necessário que comecemos a inverter essa política, a dar outro sinal”, disse Zarattini.

O parlamentar, que é um dos vice-líderes da bancada petista na Câmara, propôs a tributação de operações financeiras e também a cobrança do Imposto de Renda sobre lucros e dividendos das empresas. “Existem tantas e tantas aplicações financeiras que não são tributadas como LCA [Letra de Crédito do Agronegócio] e LCI [Letra de Crédito Imobiliário] que, se tivessem sua tributação feita, com certeza aumentariam a arrecadação do governo. Mas não só isso, temos uma desoneração, ou seja, a não cobrança do Imposto de Renda sobre lucros e dividendos, que é uma coisa que acontece praticamente só no Brasil”, argumentou Zarattini.

A recriação da CPMF ou de tributo semelhante, na opinião de Zarattini, deve ser tema de debate “sem preconceito” no Congresso Nacional. “Não podemos deixar de discutir a questão relativa à volta da CPMF, ou de um tributo similar. E podemos, sim, fazer uma política em relação à CPMF que garanta que os mais pobres, as menores rendas, não paguem esse tributo, sejam isentos da cobrança desse tributo”, sugeriu o petista, ressaltando que os recursos advindos do novo tributo poderiam ser divididos entre União, estados e municípios, ajudando todos os entes federativos a enfrentar a queda de arrecadação.

As heranças deveriam ser alvo de uma maior tributação, segundo o petista. “Todo o mundo capitalista tributa herança e nós, no Brasil, temos um imposto pífio sobre heranças”, comparou.

Zarattini também defendeu a manutenção dos investimentos nos programas sociais como uma das soluções para a saída da crise e rechaçou ainda o pessimismo da oposição quanto à superação do cenário atual. “Como é que nós podemos imaginar que o Brasil não tenha condições de sair dessa crise? Vamos sair dessa crise, sim, e temos que sair mais fortes dela”, concluiu o deputado paulista.

PT na Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100