Zarattini critica edição de PECs como paliativo para preços de combustíveis: “É preciso acabar com a dolarização”

Deputado Carlos Zarattini. Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

Em discurso na tribuna da Câmara, nesta terça-feira (8), o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) chamou a atenção de seus pares para as notícias veiculadas nos órgãos de imprensa sobre a pretensão do governo Bolsonaro em negociar com o Congresso Nacional a edição de proposta de emenda à Constituição (PEC) como paliativo para redução dos preços dos combustíveis no Brasil. Para Zarattini, não é por meio de PEC que o governo resolverá o problema dos aumentos abusivos na gasolina, óleo diesel e gás de cozinha.

O parlamentar reiterou que quando o governo fala nessas PECs, não trata do problema real, que realmente resolve a questão do preço da gasolina, do gás, do óleo diesel: a chamada paridade internacional adotada pela Petrobras.

“É essa tal paridade de preços que obriga a Petrobras a cobrar o preço internacional do petróleo, com a dolarização desse preço, é o que tem elevado brutalmente os combustíveis em nosso País e por sua vez elevado todos os preços da economia”, criticou Zarattini.

Essa política de preço adotada pelo governo, por meio da Petrobras, segundo o parlamentar, transfere bilhões de reais que são retirados do bolso do povo brasileiro para a mão de poucos acionistas da Companhia.

“Essa é a política que tem que mudar, e não destruir as finanças públicas, destruir a arrecadação dos municípios, dos estados e do próprio governo federal”, argumentou Zarattini ao alertar para o fato de a medida zerar as alíquotas de PIS/Cofins sobre gasolina, diesel e etanol. Com isso, a arrecadação federal seria reduzida em cerca de R$ 50 bilhões.
“É preciso, sim, mudar a política de preços da Petrobras”, frisou Zarattini.

Ao abordar a destruição das finanças públicas dos entes federados, o deputado se referiu ao conteúdo das PECs que, de acordo com ele, permite ao governos federal, estadual e municipal retirar impostos, sem a devida compensação financeira ou de aumento de outros impostos ou de redução de outras despesas.

“Não temos que votar PEC nenhuma que destrói a economia, as finanças públicas. Temos que mudar, sim, a política de preços da Petrobras, que começou no governo Temer e foi aprofundada por este governo Bolsonaro. É aí que nós temos que buscar os resultados, baixar o custo de vida e melhorar a vida do povo brasileiro”, sustentou Carlos Zarattini.

Auxílio-gás

O parlamentar criticou também que a PEC prevê redução de imposto no combustível e auxílio-diesel a caminhoneiro. Segundo o deputado, o governo não tem o mesmo olhar quando se trata de ajudar a população de baixa renda que não tem como pagar os aumentos exorbitantes do gás de cozinha.

“O aumento do Auxílio-Gás dos brasileiros, que aliás nós aprovamos nesta Casa, o governo não paga a todas as pessoas que têm direito. As 24 milhões de famílias que deveriam estar recebendo, não estão recebendo, apenas 5,5 milhões. Para garantir que essas famílias recebam, não é necessária uma PEC, é necessário que o governo utilize o orçamento que tem à sua disposição para garantir que essas famílias possam ter esse subsídio importante”, denunciou.

Privatização de refinarias

Zarattini se posicionou também contrário às privatizações das refinarias da Petrobras. “Está aí o resultado da primeira privatização da antiga Refinaria Landulpho Alves, na Bahia: o preço dos combustíveis hoje nessa refinaria é mais caro do que nas refinarias da Petrobras”, lamentou.

Segundo Zarattini, na época da privatização, o governo dizia que a venda da empresa iria baixar os preços. “Era mais uma mentira, mais uma fake news deste governo. É mais um absurdo que se faz para prejudicar o povo brasileiro e beneficiar o fundo árabe que comprou a refinaria Landulpho Alves”, protestou o deputado.

Para Zarattini, é necessário que as refinarias funcionem, produzam petróleo e vendam por um preço de acordo com o custo de produção no Brasil. “E todos nós sabemos que o custo de produção do petróleo do pré-sal é muito inferior aos preços internacionais”, frisou.

Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100