Waldenor Pereira defende Pibid como instrumento de consolidação da política nacional de formação de professores

waldenor educacao

O dia nacional dedicado aos professores (15 de outubro) foi marcado na Câmara, ontem, por uma audiência pública da Comissão de Educação para debater o papel estruturante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Os representantes do Ministério da Educação, Dilvo Ilvo Ristoff, diretor de Políticas e Programas de Graduação, e Irene Maurício Cazorla, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), participaram do debate e garantiram que o programa será preservado e reestruturado, visando o seu aperfeiçoamento.

Além dos representantes do MEC, a concorrida audiência, proposta e coordenada pelo deputado Waldenor Pereira (PT-BA), contou com a participação de entidades do Fórum Nacional do Pibid, entidades estudantis, docentes, instituições de Ensino Superior de diferentes estados, bolsistas, além de vários deputados da Comissão de Educação. Durante o evento, a preocupação geral manifestada foi a de que eventuais reduções de recursos, por conta do ajuste fiscal imposto ao MEC, implicariam não apenas no corte de bolsas, mas comprometeria, sobretudo, a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), que na sua Meta 15 dispõe sobre a ampliação deste programa desenvolvido pela Capes/MEC.

O deputado Waldenor Pereira, que também é professor licenciado e ex-reitor, defendeu o programa como instrumento de consolidação de uma política nacional de formação de professores. “A formação e valorização do professor são dimensões essenciais para a qualidade da educação. Estas dimensões estão contempladas pelo Pibid e o Pibid Diversidade, que marcam a história das licenciaturas no Brasil”, enfatizou o deputado, que abriu a audiência recorrendo também ao educador Paulo Freire: “A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”.

Junto aos representantes do MEC, compuseram a Mesa: o professor Luiz Carlos Menezes, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Irene Cristina de Mello, da Associação de Dirigentes das Instituições Federais de ensino Superior (Andifs), e Alessandra Santos de Assis, do Fórum Nacional do Pibid. Todos reforçaram importância do Pibid na articulação entre as instituições de ensino superior e escolas de educação básica, com o intuito de formar melhores professores e contribuir com a qualidade de ensino na rede pública.

Além dos palestrantes, bolsistas, professores e deputados se pronunciaram em defesa do programa. O Pibid começou em 2007, implantado em 43 Instituições de Nível Superior (IES), 266 escolas e concedendo 3 mil 88 bolsas. Foi ampliado e neste ano de 2015 já contempla mais de 300 Instituições de Nível Superior (IES), quase 6 mil escolas e mais de 80 mil bolsistas.

Assessoria Parlamentar

Foto: Salu Parente

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100