O deputado Vicentinho (PT-SP) parabenizou durante pronunciamento no plenário da Câmara, nessa quarta-feira (25), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) pela realização de seu 14º Congresso Nacional (ConCUT), encerrado no último domingo (22) na capital de São Paulo. O petista informou aos seus colegas de parlamento que, na ocasião, além da reeleição de seu atual presidente Sérgio Nobre – metalúrgico do ABC – e a composição do restante da diretoria, também foram definidas as pautas das mobilizações da entidade para os próximos anos. Com destaque para a defesa dos direitos dos trabalhadores e da democracia brasileira.
“E a pauta desses 4 dias de congresso, além de uma reflexão internacional, foi também a luta pelo fortalecimento do movimento sindical e a luta pelos direitos da classe trabalhadora retirados com esta maldita reforma da Previdência e trabalhista. E a outra pauta foi a garantia da democracia, como a oportunidade de o povo debater e discutir”, disse o petista.
Ao enaltecer a participação dos cerca de 2,5 mil delegados e delegadas que representaram na CONCUT os trabalhadores e as trabalhadoras de todas as regiões do País, Vicentinho também se comprometeu a continuar apoiando no parlamento as causas defendidas pela CUT.
“Eu quero dizer aos meus companheiros do movimento sindical: contem com este parlamentar. Eu estou deputado, sou sindicalista. Eu estou aqui no Parlamento, sou advogado da classe trabalhadora. Eu estou aqui para defendê-los junto com a minha bancada, junto com as bancadas progressistas”, afirmou.
Eleição
No ano em que a CUT Nacional completa 40 anos, o metalúrgico do ABC, Sérgio Nobre, foi reeleito presidente da maior central sindical da América Latina e quinta do mundo, para o período 2023- 2027. A eleição ocorreu no sábado (21), durante o “14º Congresso Nacional da CUT – Luta, direitos e democracia que transformam vidas”, realizado na capital de São Paulo.
Sérgio Nobre agradeceu a todas as cerca de duas mil lideranças, delegados e delegadas dos ramos, dos estados que ajudaram a eleger, em suas palavras, uma chapa de qualidade, combativa, que vai ter a tarefa de conduzir a Central nos próximos quatro anos.
“Muito obrigado a todos e todas que nos ajudaram a construir a unidade. Essa unidade é fundamental para a gente enfrentar essa conjuntura difícil. Quero agradecer muito de coração os companheiros e companheiras que estão deixando mandato neste momento. Podem ter certeza que estão deixando sua missão cumprida, contribuíram muito na nossa trajetória até aqui”.
CUT
Fundada em 28 de agosto de 1983, a CUT completa 40 anos neste ano. Maior central sindical do Brasil, da América Latina e 5ª do mundo, a CUT conta atualmente com 3.806 entidades filiadas, 7,9 milhões de trabalhadoras e trabalhadores associados e cerca de 24 milhões na base.
A estrutura de organização da CUT está dividida em dois níveis: horizontal, com uma estrutura nacional e com representações da entidade nos 26 estados e no Distrito Federal, além da organização vertical, com representações sindicais de base por ramo de atividade econômica: sindicatos, federações e confederações.
Além disso, a CUT conta ainda com organismos para o desenvolvimento de políticas específicas e assessoria. Dentre eles, a Agência de Desenvolvimento Solidário (ADS), o Instituto Observatório Social (IOS), o Instituto Nacional de Saúde no Trabalho (INST), além de sete Escolas Sindicais e uma Escola de Turismo e Hotelaria.
Héber Carvalho com informações da CUT