Elogiado pelos integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o deputado Décio Lima (PT-SC) deixou a presidência do colegiado nesta quarta-feira (26). Para o líder da bancada petista, deputado Vicentinho (SP), a missão foi cumprida por Décio Lima com “ética, transparência e visão democrática”. Na avaliação do líder, durante o ano de 2013 o deputado Décio Lima soube ouvir todos os parlamentares de maneira serena, mas com firmeza. “Não foi um ano fácil, mas você conduziu com sabedoria os temas difíceis”, afirmou Vicentinho, citando entre eles a discussão do projeto da terceirização, que precariza as relações de trabalho.
O deputado Décio Lima agradeceu a confiança e a parceria dos integrantes da CCJ que permitiram os avanços e a efetividade que foi dada aos trabalhos. Em um breve balanço do desempenho da comissão ele reforçou que, “no âmbito de suas prerrogativas, ajudou a construir a pauta da Câmara em sintonia com os interesses difusos do povo brasileiro, com o clamor das mudanças que o Brasil precisa efetivar”.
Décio Lima enfatizou que o Partido dos Trabalhadores levou para a CCJ aquilo que é pregado como valor universal: a horizontalidade democrática. “Não teve rolo compressor. Agimos com o maior espírito republicano. As matérias discutidas e aprovadas aqui atenderam tanto ao interesse do governo, como o dos parlamentares. Prevaleceram os interesses do Brasil”, afirmou.
Informatização – Para o presidente da comissão, outro grande mérito da CCJ durante a sua gestão foi a informatização do colegiado. “Fomos a primeira comissão a ter presença e votação eletrônica, o que agiliza e moderniza os trabalhos”, concluiu Décio Lima.
Vânia Rodrigues