Vicentinho destaca papel estratégico da Força Nacional em dez anos de atividade

vicentinhotribuna2
Foto: Gustavo Bezerra
 
O líder do PT, deputado Vicentinho (SP),ocupou a tribuna ontem para prestar homenagem à Força Nacional de Segurança Pública, que completa 10 anos de existência amanhã. “Saúdo os profissionais dessa estrutura criada para atuar em parceria, com cidadania, em defesa da paz e da segurança pública”, afirmou.
 
De acordo com o líder Vicentinho, a Força Nacional, idealizada ainda no primeiro governo do ex-presidente Lula, é inspirada no modelo da ONU de intervenção de paz para a resolução de conflitos. “A Força Nacional consolida, em uma década de existência, o seu lema preparados para tudo, que exige a utilização de capacidades e recursos para atuar em situações diversas e complexas dentro do contexto de segurança pública do País. Assim, ela representa uma resposta do governo federal, com o objetivo de reduzir a violência, a criminalidade e a insegurança”, disse Vicentinho.
 
O líder petista ressaltou ainda que a atuação da Força Nacional é pautada pela cooperação entre a União e os estados. “O efetivo mobilizado da Força Nacional, além do comando, situado em Brasília, está hoje distribuído em operações nos seguintes Estados: Goiás, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia, Maranhão, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre, Amazonas, Roraima, Sergipe, Rio de Janeiro e no Distrito Federal, totalizando mais de mil profissionais, dentre eles, bombeiros militares do Grupamento de Busca e Salvamento, policiais militares e civis e de perícia”.
 
Vicentinho ressaltou ainda que, nesse contexto, o Ministério da Justiça “assegura um contingente permanente mínimo de 500 profissionais de segurança, treinados para emprego imediato, sediados em Brasília. Além disso, ampliou-se a cooperação, não só com os estados e o Distrito Federal, como também para apoiar os órgãos federais, como a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal”.
 
O parlamentar pontuou que as atribuições da Força Nacional extrapolam em muito à atuação em policiamento ostensivo. “Ela atua também no combate aos crimes ambientais, nas ações de Polícia sobre grandes impactos ambientais negativos, na realização de bloqueios em rodovias, na atuação em grandes eventos públicos de repercussão internacional, nas ações de Defesa Civil em caso de desastres e catástrofes e nas ações de Polícia Judiciária”, frisou o líder petista.
 
A Força Nacional foi criada em 2004 pelo governo federal no âmbito da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ).
 
Gizele Benitz
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também