A luta contra a discriminação no ambiente do trabalho, no Brasil e em outros países latino-americanos, foi um dos temas tratados nesta semana, em Brasília, pelo líder do PT na Câmara, Vicentinho (SP), e a presidente do Congresso Laboral Afrocolombiano (Claf), Agripina Hurtado.
Vicentinho discorreu sobre os avanços que o Brasil tem tido nos últimos anos, com o governo do PT e aliados, na luta contra a discriminação racial, por intermédio de diferentes ações afirmativas. Ele falou ainda sobre diferentes projetos que o Congresso Nacional aprovou nos últimos anos, como a Lei que reserva 20% das vagas nos concursos públicos federais a candidatos negros , o Estatuto da Igualdade Racial e a Lei de Cotas nas universidades federais.
Participaram também do encontro o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar pela Igualdade Racial, Luiz Alberto (PT-BA), o presidente do Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial (Inspir), Ramatis Jacino, e Jana Silverman , diretora de projetos no Brasil da AFL-Cio /Solidarity Center (EUA).
Ramatis destacou a importância da realização de uma conferência continental contra a discriminação no ambiente de trabalho, que está sendo organizada por entidades do setor que atuam em todo o Hemisfério.
Para Ramatis , o Congresso pode contribuir com a luta, ratificando, por exemplo, a Convenção Interamericana Contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância, firmada no ano passado, no âmbito da Organização dos Estados Americanos (OEA)
Equipe PT na Câmara
Ouça o Deputado Luiz Alberto na Rádio PT