Vice-presidenta eleita da Colômbia se reúne com mulheres negras no RJ e almoça com Chico Buarque e Benedita da Silva

Francia Márquez, Chico Buarque e Benedita da Silva Francia - Foto: Divulgação

Francia Márquez, vice-presidenta eleita da Colômbia, almoçou nesta quarta-feira (27) na casa do cantor é o compositor Chico Buarque. A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) foi uma das convidadas para o encontro que teve na pauta conversas sobre políticas públicas para a população negra, mulheres negras e combate ao racismo.

“Obrigada querido Chico Buarque pelo convite para almoçar em sua casa hoje. Lá pude conversar ainda mais com Francia Márquez. Falamos sobre a importância de estreitar nossos laços em prol de uma sociedade com mais justiça social e sem racismo”, afirmou Benedita da Silva, em sua rede social.

“É lindo ver a conexão com quem também enfrentou tantas lutas em um país da América do Sul e conseguiu vencer não só na política, mas na trajetória pessoal. Por mais mulheres negras no poder!”, defendeu Benedita da Silva

Mais cedo, Francia Marques participou de um encontro com parlamentares negras e associações sociais, no Rio de Janeiro, que contou também com a presença da deputada Benedita da Silva.

“Em conversa com mulheres negras, ela (Francia) deixou claro que conhece bem a nossa realidade, que se assemelha em muitas coisas com a realidade da população negra na Colômbia, e que está disposta a lutar ao nosso lado”, afirmou Benedita da Silva. “Juntas somos mais fortes!”, completou a deputada.

Vice-presidenta eleita da Colômbia participa de encontro com mulheres negras no RJ – Foto Divulgação

Primeiro governo progressista da Colômbia

Com o presidente Gustavo Petro, Francia Márquez integra o primeiro governo progressista da Colômbia, eleito em junho e com posse marcada para a primeira semana de agosto. A vice-presidenta veio ao Brasil para uma série de compromissos, não oficiais, entre os quais conhecer os programas de inclusão social implementados pelos governos petistas.

A vice-presidenta se encontrou com as ex-ministras dos governo petistas Nilma Lino Gomes (Igualdade Racial), Eleonora Menicucci (Secretaria de Política para Mulheres) e Tereza Capello (de Desenvolvimento Social), em reunião coordenada por Aloísio Mercadante, presidente da Fundação Perseu Abramo,.

Feminista e ativista da causa antirracista, Francia Márquez demonstrou especial interesse nas políticas afirmativas, nos programas de transferência de renda, de combate à violência contra a criança e de proteção à mulher, como a Lei Maria da Penha.

O presidente da Fundação Perseu Abramo colocou a expertise da FPA à disposição do país vizinho para intercâmbio e compartilhamento de informações e estratégias relacionadas às políticas inclusivas.

Francia também se encontrou com representantes do movimento negro no Brasil. Estavam presentes entidades como Coalizão Negra, Instituto Ynaô, Coletivo de Entidades Negras, Secretraria Nacional de Combate ao Racismo, da CUT, União de Negros e Negras pela Igualdade e outros.

 

Redação do PT na Câmara, com agências e site do PT Nacional

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também