Valmir Assunção repudia violência e intolerância contra terreiro na Bahia

A violência, as agressões, a intolerância e os furtos em um terreiro de candomblé em Barra do Pojuca, no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), deixaram o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) perplexo e indignado. Para o parlamentar a situação é grave e deve ser investigada com celeridade para coibir a intolerância religiosa que afeta inúmeros centros e terreiros na Bahia. Na segunda-feira (14), ele repudiou o caso e defendeu a liberdade de cultos de religião de matriz africana, além de cobrar mais segurança em Camaçari. Esse caso foi registrado no último sábado (12) e deixou ao menos duas pessoas feridas.

“Era uma noite festiva, destinada ao pai de todos os orixás, um momento sagrado a Oxalá. O terreiro Ilê Axé Ojisé Olodumare [Casa do Mensageiro] foi invadido por cerca de seis homens armados que agrediram o babalorixá da casa e um fotógrafo que fazia a cobertura do evento. Eles receberam coronhadas na cabeça e chegaram a ir para unidade de saúde receber pontos. Quem estava no local ainda teve seus pertences, como celulares e outros objetos roubados. Um veículo também foi levado. Isso é um absurdo, um local sagrado sendo invadido desse modo, repudio e vou cobrar investigação para que isso não se repita”, frisa Valmir.

Conforme dados, esse caso é acompanhado pela delegacia de Monte Gordo, em Camaçari. Assunção disse ainda que a festa era aberta ao público e que era o retorno das atividades do terreiro em 2019. “Tudo isso sendo feito com os homens difamando a imagem do candomblé, eles eram contra a festa e deixaram isso evidenciado na ação”, completa. Representantes do terreiro registraram o caso no Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, mantido pela Secretaria estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), além de procurar o Ministério Público da Bahia (MP-BA).

Na manhã desta segunda-feira (14), a Sepromi recebeu a comunidade do terreiro em audiência e, em seguida, foram concedidas entrevistas a duas emissoras locais. Durante a tarde, a 33ª Delegacia de Monte Gordo recebeu as lideranças e emitiu o Boletim de Ocorrência. Dia 21 de janeiro, às 15h, a Secretaria vai participar de ato público no Terreiro Casa do Mensageiro, também em Camaçari.

Assessoria de Comunicação

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex