O deputado Valmir Assunção (PT-BA) elogiou em pronunciamento no plenário a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pela decisão de criar a Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil. “Quero me somar a todos os esforços para contribuir com esta entidade por mais esse importante passo na luta por um Brasil cada vez mais justo e incluso em todos os seus segmentos sociais”, afirmou o petista.
De acordo com o parlamentar do PT, esta comissão da verdade vai estabelecer parâmetros de responsabilidades. “Porque entendemos que além da função do resgate histórico do período da escravidão no Brasil, que tão graves consequências tiveram na estrutura social do nosso povo, a nova comissão vai estabelecer parâmetros de responsabilidades dos envolvidos nesse triste período da nossa história, muitas vezes escondidos sobre uma espécie de manto do silêncio, em que muitos brasileiros não têm acesso”, explicou Valmir Assunção.
A comissão terá como funções o resgate histórico do período, a aferição de responsabilidades e a demonstração da importância das ações de afirmação como meio de reparação à população negra.
Gizele Benitz