O deputado Valmir Assunção (PT-BA) criticou, durante pronunciamento no plenário da Câmara, a intenção demonstrada pelo governo de Michel Temer de reajustar a alíquota máxima do Imposto de Renda (IR), de 27,5% para 35%. Segundo ele, depois do aumento dos combustíveis- “que aumentou os preços de todos os produtos no Brasil”- a simples cogitação em aumentar o IR confirma que o governo Temer “não pensa em medidas para melhorar a vida das pessoas”.
“Vamos taxar as grandes fortunas, vamos fazer uma reforma tributária neste País. Não dá simplesmente para aumentar impostos para o trabalhador, para a classe média deste Brasil, por haver um problema econômico. É isso que este Governo está fazendo”, denunciou.
O parlamentar disse ainda que até mesmo o que é alardeado por defensores do governo Temer como um fato positivo- a queda da inflação- se analisado dentro do contexto econômico do País, deixa de ser uma boa notícia.
“Ainda dizem que acabou a inflação. Tiraram o dinheiro de circulação, diminuiram o poder de compra das pessoas, lógico que vai cair a inflação”, explicou.
Héber Carvalho