Vacinar obesos deve ser prioridade na pandemia, afirmam participantes de audiência pública

A obesidade pode aumentar em até 400% o risco de óbito em caso de contaminação do coronavírus. Conforme consenso entre os participantes de audiência pública realizada nessa terça-feira (27) na Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19, da Câmara de Deputados, não só os obesos mórbidos devem ser vacinados, como está previsto no Plano Nacional de Vacinação (PNI), mas também os com níveis de obesidade grave e moderada.

“Houve uma consulta ao CDC (órgão sanitário dos EUA) em 2020 para a definição de quais seriam as comorbidades que agravam a letalidade do coronavírus, e foi incluída apenas a obesidade mórbida. Mas um estudo de março, o CDC já elege como prioridade a obesidade em grau 1 e grau 2, e o nosso PNI não fez nenhuma revisão”, alerta o deputado federal Jorge Solla (PT-BA). Foi essa a principal reivindicação dos participantes da audiência. “Estamos morrendo, vendo nossos amigos morrer, a vacina para a gente é questão de sobrevivência”, clamou Nélia Almeida, coordenadora do Coletivo de Pessoas com Obesidade da Bahia.

Deputado Jorge Solla. Foto: Gabriel Paiva/Arquivo

“Vai Ter Gorda”

A coordenadora Nacional do Movimento “Vai Ter Gorda”, Adriana Santos Silva, destacou a incapacidade dos serviços de saúde, públicos e privados, de darem atendimento adequado aos obesos em todo o País. “O Brasil não dispõe de estrutura para o atendimento humanizado da pessoa gorda. De tensíometro a macas e cadeiras de rodas, ou até mesmo equipamentos de tomografia e ressonância magnéticas. Também não temos profissionais que saibam receber a pessoa gorda com dignidade e respeito, sem discriminação”, afirmou.

O médico Nilson Oliveira Jr, do Hospital de Ilhéus (BA), administra uma unidade referência em cirurgia bariátrica que, durante a pandemia, dedica-se a tratar pacientes com coronavírus prioritariamente de pessoas com obesidade. “O que a gente vê agora são pacientes mais jovens, e mesmo assim a obesidade aumenta em 2,5 o risco de óbito. O obeso é mais difícil de tratar porque não conseguimos pronar, o abdômen sobe e comprime o tórax. É um paciente que em geral também tem outras comorbidades, como hipertensão e diabetes”, exemplifica. Para Solla, o problema ainda vai além: o Ministério da Saúde não editou qualquer protocolo que oriente as equipes de saúde quanto ao atendimento das pessoas com obesidade infectadas pelo coronavírus.

Cirurgias bariátricas

O médico Ricardo Cohen, representando o Conselho Federal de Medicina, destacou a relevância do SUS planejar o momento de retomada das cirurgias eletivas, que exigirá um esforço para dar vazão aos tratamentos represados durante a pandemia, em especial as cirurgias bariátricas. “Menos de 1% das pessoas em que há indicação de cirurgia bariátrica são operadas. A obesidade é a grande pandemia do século e tem sido negligenciada mundialmente. O câncer e obesidade têm o mesmo comportamento, são doenças crônicas, progressivas e letais. Precisamos trazer laparoscopia (cirurgia por vídeo) pro SUS, pois não traz só benefícios clínicos, mas de custos também. A cirurgia se paga de 3 a 5 anos”, destacou.

No fim da audiência, os parlamentares deliberaram por encaminhar ofício ao Ministério da Saúde requisitando a ampliação da vacinação das pessoas com obesidade, para além dos classificados como obesidade mórbida, bem como a elaboração de um plano para a expansão das cirurgias bariátricas para atender a demanda reprimida.

A audiência também contou com a participação de Camila Vasconcelos, professora da Universidade Federal da Bahia, Cristiane Muniz, da ONG Casa do Obeso de Itabuna, e Fábio Viegas, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Assessoria de Comunicação

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100