Vaccarezza: Grupo de trabalho deve propor nova legislação eleitoral em um mês

VacarezzaA Câmara instalou nesta semana o grupo de trabalho encarregado de elaborar mudanças na lei eleitoral (9.504/97). O coordenador do grupo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), já antecipou que em um mês será possível colocar a proposta de uma nova legislação eleitoral em votação. “O nosso esforço será para discutir e produzir o texto em três semanas, criando as condições para que em um mês a Presidência da Câmara tenha condições de incluir a proposta na pauta do plenário”, afirmou.

Cândido Vaccarezza explicou que a ideia é fazer uma lei eleitoral em curto prazo, para que as alterações possam ser aplicada já nas eleições de 2014. “É preciso juntar em uma só lei todas as regras e também retirar exigências absurdas que só dificultam a vida dos candidatos e de quem fiscaliza”, defendeu o coordenador. Segundo Vaccarezza, as várias leis que interferem no processo eleitoral geram confusão tanto para os operadores do direito quanto para os candidatos. “Tem uma burocracia imensa. Queremos tirar a burocracia para facilitar a fiscalização e a vida das pessoas”, acrescentou.

Agenda – O deputado Vaccarezza anunciou para a próxima quinta-feira (25), às 10h, uma reunião com o ministro Dias Tóffoli, responsável por legislação eleitoral no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Vaccarezza disse também que, antes de elaborar a proposta da nova lei eleitoral, o grupo de trabalho vai se reunir com os presidentes dos partidos políticos. Além do coordenador, o grupo conta com a participação dos deputados Rubens Otoni (PT-GO) e Ronaldo Caiado (DEM-GO), que já foram relatores de propostas de reforma política na Câmara, e dos deputados Marcelo Castro (PMDB-PI) e Marcus Pestana (PSDB-MG).

Empregados domésticos – O deputado Cândido Vaccarezza, que também preside da Comissão Mista de Consolidação das Leis e Regulamentação da Constituição, informou que a regulamentação da Emenda Constitucional 72, que amplia os direitos de empregados domésticos no País, deve ser votada no próximo dia 25.

A data foi definida na última quinta-feira (18). “O prazo é um compromisso com a categoria e com os empregadores e vai depender apenas do consenso em torno da proposta de regulamentação, que deve ser apresentada na véspera da votação”, disse.

O relator da matéria é o senador Romero Jucá (PMDB-RR), que já apresentou algumas propostas, como a de redução da multa recolhida sobre o montante do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), de 40% para 10%. Mas o texto final só deve ser concluído na próxima semana.

Vânia Rodrigues, com agências

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex