UNEAL vai recorrer da decisão abusiva de juiz federal que anulou título honoris causa concedido a Lula

A Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) vai recorrer da decisão abusiva do juiz Carlos Bruno de Oliveira Ramos, da 4ª Vara Cível de Arapiraca (AL), que determinou a anulação do ato administrativo que deu ao ex-presidente Lula o título de doutor honoris causa da universidade, em agosto de 2017. O Conselho Superior da UNEAL, órgão máximo da instituição, afirmou que a decisão do magistrado afronta a Constituição Federal, que garante autonomia às universidades.

O uso do lawfare – perseguição política – contra o ex-presidente Lula continua a manchar o sistema judiciário brasileiro. Lula, que já recebeu mais de 35 títulos em universidades brasileira e em outros países, já foi vítima de perseguição por parte do ex-juiz Sérgio Moro e do juiz federal Marcelo Bretas.

“Não é razoável, nem atende à moralidade administrativa conceder honraria a alguém condenado judicialmente e que ainda responde a outras ações penais”, justificou o juiz na decisão. A ação foi movida pela advogada Maria Tavares Ferro, candidata à vereadora pelo PSDB em Maceió. Ela foi filiada ao Novo e chegou a disputar as eleições de 2018 pelo partido, mas não foi eleita para a Câmara dos Deputados. A direção do PT reagiu à decisão do juiz.

“Rancor, ódio, sobretudo ciúmes levam a decisões como esta. Que uma candidata da direita peça, ainda vá lá, mas que um juiz dê algo assim, além de agredir a autonomia universitária é tomar partido político”, criticou a presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR). “Deve ter muita dor de cotovelo por não ser homenageado”, alfinetou.

O ex-presidente Lula já foi agraciado com 35 títulos honoris causa, concedido por universidades no Brasil e em diversos países ao redor do mundo, incluindo a  Universidade de Coimbra, em Portugal; o Instituto de Estudos Políticos de Paris, a prestigiada Sciences Po, na França; a Universidade de Salamanca, na Espanha; e as universidades peruanas de San Marcos e Símon Bolívar; além de outros onze títulos de universidades argentinas, incluindo a de Buenos Aires.

Da Agência PT de Notícias

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex