Edição da nova Lei de Cotas, renegociação das dívidas da população, criação de novos empregos formais. São os temas destacados pelo deputado Valmir Assunção (PT-BA) em avaliação do ano de 2023.
“Com Lula presidente, conseguimos reorganizar a atuação em torno das pautas fundamentais ao crescimento do País e bem-estar da população. Então se tratou de um ano de retomada das políticas sociais, voltadas para a melhoria da situação econômica do brasileiro/a. O resultado está na formulação da nova lei de cotas que inclui mecanismos de auxílio permanência; nos mais de 40 milhões de novas vagas de emprego formal; na renegociação de mais de R$ 430 milhões de dívidas”, disse Assunção.
Para o parlamentar baiano, a pauta antirracista também ganhou prioridade não só do governo, quanto também do Parlamento. “Criamos a Bancada Negra, um espaço de luta contra o racismo e formulação de políticas públicas voltadas ao povo negro. Somos maioria populacional, mas ainda poucos no Congresso Nacional. É, sem dúvidas, uma vitória do Movimento Negro frente à representação institucional na Câmara Federal”, completou.
Resistência
Para Valmir Assunção, a vitória empreendida na CPI contra o MST foi fruto de uma grande confluência de atuação entre Governo, Parlamento e Movimentos Sociais. “Vencemos este ataque do bolsonarismo contra o MST. Compreendemos que isso deve dar ainda mais força e convicção de implementação e melhorias para as políticas de reforma agrária e produção de alimentos saudáveis”, disse.
Assessoria de comunicação do deputado Valmir Assunção