Integrante da comissão especial do Pacto Federativo, o deputado Pedro Uczai (PT-SC) cobrou que haja no grupo mais responsabilidade na condução das discussões relativas à educação. Segundo ele, há grande preocupação em apenas destinar novas verbas para o setor, enquanto ações de planejamento estão sendo ignoradas.
“Respeitamos todos os deputados da comissão, mas tem que ser um movimento articulado quando se discute educação. O pacto está mais preocupado em transferir dinheiro, mas a questão é muito maior que dinheiro. É a responsabilidade dos entes, é o que cabe a cada um deles de uma forma articulada, interativa, coesa, que efetivamente dê resultado”, defendeu o parlamentar.
O petista assinalou que a prova de que aumentar recursos não garante salto de qualidade na educação pode ser visto atualmente. Uczai acredita que o patamar de qualidade se estagnou nos últimos tempo apesar de haver maior orçamento, o que significa que é preciso planejamento e parceria com o setor educacional, além da formular e efetivar o Sistema Nacional de Educação.
Assessoria Parlamentar
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara