Trabalho doméstico: regulamentação aguardará posicionamento do governo

VacarezzaO Legislativo decidiu nesta quinta-feira (25) aguardar um posicionamento do Executivo sobre questões controversas da regulamentação da emenda constitucional (EC 72) que trata dos direitos dos trabalhadores domésticos – entre elas, a criação de um banco de horas, a redução da multa por rescisão contratual sem justa causa e a dedução no imposto de renda (IR) dos encargos pagos pelo empregador.

A ideia é que, só depois de sanados esses pontos com o governo, o relator da Comissão Mista de Consolidação das Leis, senador Romero Jucá (PMDB-RR), que está propondo essas alterações, apresente seu parecer. A decisão foi comunicada por Jucá durante reunião do colegiado e, segundo informou, atendeu a um pedido da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. O colegiado é presidido pelo deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP).

Para a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), relatora da proposta de emenda à Constituição (PEC 478/10) que originou a EC 72, se houver alguma diminuição de direitos, será inconstitucional, já que a PEC já foi sancionada e é um direito garantido. “A regulamentação que precisa ser feita não cabe mais ao legislador, é matéria que o Executivo tem que tratar, porque não está mais no âmbito da legislação em si. Envolve o Planejamento, a Fazenda e a Previdência”, opinou.

Para o senador, a intenção é agir em “parceria” com o governo. “Estamos trabalhando no sentindo de compatibilizar a proposta da comissão com a proposta do governo. É muito importante que estejamos em sintonia, porque o governo tem pontos fundamentais a serem definidos e é ele que, após votada a lei, vai sancionar e vetar dispositivos”, ponderou Jucá.

Uma das propostas do relator é reduzir a multa por rescisão contratual sem justa causa – que para os demais trabalhadores é de 40% do valor do FGTS – para um percentual em torno de 10%. “Estamos buscando soluções. O ideal é que as famílias tivessem condições de pagar uma multa de 40% para os empregados domésticos. Mas essa realidade encontra dificuldades no seio do orçamento familiar”, argumentou.

Sobre o banco de horas, Jucá foi enfático ao afirmar que o mecanismo estará presente em seu relatório. “É uma forma de compatibilizar a jornada de trabalho, que é diferente da indústria e do comércio”, justificou. Sobre a possibilidade de o empregador abater valores no imposto de renda, explicou que um dos maiores entraves a esse ponto é o fato de a medida impactar as finanças de estados e municípios. “Metade da arrecadação do imposto de renda vai para o FPE [Fundo de Participação dos Estados] e FPM [Fundo de Participação dos Municípios]”.

A previsão do presidente da comissão mista, deputado Cândido Vaccarezza, é que até o dia 3 ou 4 do próximo mês relator e governo fechem uma proposta. “Minha ideia é resolver essa questão no mês de maio”, concluiu.

PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100