The Independent: OCDE muda de opinião e agora critica política neoliberal e defende mais gastos para incentivar economia

cdb1

Cai por terra mais um dos frágeis pilares do governo golpista. Para chegar ao poder e para tentar se perpetuar nele, a turma do golpe usou e abusou do argumento de que era preciso barrar a “sangria” e a “gastança” de dinheiro, cortando investimento e diminuindo o papel do Estado para fazer o Brasil voltar a crescer. Falácia total. Agora, o receituário neoliberal foi desfeito por quem mais o defendeu. Nada mais, nada menos, que a própria Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) volta atrás em seu posicionamento em defesa da austeridade fiscal e reforça positivamente a política econômica posta em prática pelos governos do PT em 13 anos de governo.

A instituição acaba de botar abaixo o argumento neoliberal – base do governo golpista de Michel Temer – por meio de uma contundente recomendação de cunho keynesiano às grandes economias mundiais. Em suma, a indicação é direta: estimulem suas economias a gastar mais e a assumir mais dívidas, mesmo onde o peso da dívida já é elevado em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). A informação foi divulgada pelo jornal britânico The Independent.

O mais interessante é observar de onde parte esse alerta. Justamente de uma instituição que há poucos anos chamou para si a responsabilidade de encorajar uma postura global de austeridade através de suas advertências sobre o aumento dos níveis da dívida pública. Agora, a própria OCDE se transforma numa fervorosa partidária do estímulo fiscal. Segundo a economista-chefe da instituição, Catherine Mann, iniciativas fiscais que representam mais gastos do governo podem incentivar a atividade econômica privada, o que elevaria a taxa de crescimento global.

“A ação fiscal coletiva empreendida por todos os países, incluindo uma posição mais expansionista [dos gastos públicos] do que a prevista em muitos países da Europa, apoiaria o crescimento interno e global”, afirma a diretora da OCDE, apontando um crescimento da economia mundial em torno de 3,5% para 2018 caso a recomendação do órgão seja seguida.

Isso significa que a instabilidade política criada a partir de falsos argumentos econômicos para tirar Dilma Rousseff do poder respaldou, de fato, a realização de um golpe contra o povo brasileiro e contra a democracia. A partir dessa recomendação da OCDE, o golpe parlamentar-jurídico-midiático fica mais exposto, como também fica mais visível o golpe dentro do golpe que o governo Temer está dando nos trabalhadores e trabalhadoras desse País. Isso porque o Brasil caminha a passos largos no sentido contrário ao do crescimento e no mesmo sentido da recessão, cujas consequências recairão mais fortemente sobre a população mais pobre.

A PEC 55 e as reformas já anunciadas pelos golpistas, como a reforma previdenciária e a trabalhista, são prova maior disso. O golpista Temer optou por uma política fiscal austera, com corte de investimentos estatais em áreas estratégicas por 20 anos, o que vai paralisar a economia do País, gerando mais desemprego e diminuindo a renda dos brasileiros. Não será preciso esperar o futuro para entender o que se avizinha se essas políticas, de fato, se concretizarem.

Diferentemente do que fazem e pregam os golpistas, a ideia do investimento público como indutor do crescimento sempre foi uma bandeira do Partido dos Trabalhadores, que colocou em prática durante seus governos o receituário de que o Estado deve ser o maior incentivador da economia. Tal postura vai ao encontro do que agora recomenda a OCDE às grandes economias do mundo. “É bom lembrar que a OCDE é a segunda instituição que muda de opinião e agora defende o modelo de que é o Estado que motiva o desenvolvimento”, afirma o deputado e economista Enio Verri (PT-PR), que é professor licenciado da Universidade Estadual de Maringá.

Verri pontuou que o Fundo Monetário Mundial (FMI) também divulgou documento afirmando que os governos devem gastar mais para forçar o crescimento. “Ou seja, até o FMI, que sempre teve uma cartilha ortodoxa, e a agora a OCDE assumem uma postura que demonstra que o governo golpista está indo na contramão da história. Sempre defendemos que o Estado tem um papel determinante para o desenvolvimento econômico. Por isso, o gasto público não pode ser reduzido da maneira como o governo está fazendo. Todas as suas medidas só vão aprofundar mais e mais a crise brasileira, e os dados estão mostrando isso”, explicou o deputado.

PT na Câmara
Foto: Divulgação

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100